Nacional
Mourão vai se filiar ao Republicanos na quarta-feira para disputar o Senado
O vice-presidente da República Hamilton Mourão, que estava no PRTB, tem data marcada para se filiar ao Republicanos: a cerimônia será na próxima quarta-feira (16), na sede nacional da sigla, em Brasília.
O evento contará com a participação do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira. O partido é ligado à Igreja Universal do Reino de Deus.
General da reserva do Exército, Mourão tem se destacado pelos posicionamentos que, muitas vezes, têm ido na contramão dos discursos do presidente Jair Bolsonaro (PL). Tal atitude deixa em suspenso se o general contará com o apoio do presidente na campanha ao Senado, pelo Rio Grande do Sul.
Nesta segunda-feira (14), por exemplo, Mourão saiu em defesa do presidente da Petrobras, general Silva e Luna, que está sendo criticado e pressionado por Bolsonaro devido ao reajuste feito pela estatal nos preços da gasolina e diesel na última sexta-feira (11).
Em outro episódio recente, o general se antecipou a Bolsonaro e condenou a Rússia pela invasão na Ucrânia, além de comparar o mandatário russo Vladimir Putin ao líder da Alemanha nazista, Adolf Hitler. No mesmo dia, Bolsonaro desautorizou o vice durante a transmissão da live semanal.
Além dos posicionamentos, o vice-presidente tem atuado na diplomacia descartada por Bolsonaro. Na última sexta-feira, ele participou da cerimônia de posse do presidente eleito pelo Chile, Gabriel Boric, que representa a nova esquerda daquele país.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes
Fonte: O tempo