Geral
Ministério Público de Rondônia homenageia servidores pelos relevantes serviços prestados à Instituição
O Procurador-Geral de Justiça entregou aos servidores uma réplica da Locomotiva 12 da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, símbolo da história e cultura do Estado de Rondônia, destacando o reconhecimento e a gratidão da Administração Superior ao trabalho desempenhado por eles. “Vocês muitas vezes têm iniciativas próprias em relação a ações dentro da Instituição. Fazem tudo com muita dedicação e esta é uma forma de retribuir esse suporte”, concluiu o PGJ.
Homenageados
Amanda Souza de Oliveira Cabral – Analista em Psicologia
Em 5 de setembro de 2005, ingressou na instituição como Analista em Psicologia e foi lotada na Promotoria de Justiça da Infância. Em 2010, passou a trabalhar na Promotoria da Cidadania, onde o atual Procurador-Geral de Justiça foi seu chefe direto por cerca de seis anos. Em 2015, começou a acumular funções como Psicóloga da Promotoria da Cidadania e realizou trabalhos solicitados pela Coordenadoria de Planejamentos e Gestão (Coplan), focados em clima organizacional e qualidade de vida.
Em 2016, passou a atuar exclusivamente na área de qualidade de vida no trabalho, juntamente à amiga e também psicóloga da Instituição Daniela Bentes, promovendo cursos e eventos pelo Estado através do projeto “MP Cuidando de Você”. Em 2018, assumiu o cargo de coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas (NUDEP), que foi extinto no ano seguinte. Em 2022, passou a assessorar a Seção de Gestão Estratégica de Pessoas (SEGEP).
Desde 2016, suas atividades têm sido centradas na qualidade de vida no trabalho, integração, planejamento de vida e preparação para aposentadoria, além de ações de valorização dos servidores, com eventos como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Semana do Servidor, entre outros.
A chefe da DESEP também tem atuado estrategicamente na gestão de pessoas, propondo e alterando resoluções. Ela declarou ter ficado muito feliz com a homenagem surpresa que recebeu. “Eu acompanhei esse trabalho, ao longo do ano, em que vários colegas foram homenageados e pensei como é legal esse reconhecimento. Hoje, ao receber a homenagem, o que parece um gesto simples, é na verdade muito profundo. Eu estou arrepiada!” disse, com a voz embargada de emoção.
Francisco Carlos Santos Andrade – Técnico Administrativo
Ingressou no Ministério Público do Estado de Rondônia em 27 de outubro de 1997, sendo lotado no Cartório Judiciário. Lá, exerceu os cargos de Assessor Técnico, Chefe da Seção de Apoio ao Cartório Judiciário e Chefe do Cartório Judiciário até 2018. Em seguida, foi nomeado Assessor de Planejamento Institucional na Coplan, onde permaneceu até maio de 2021. Depois, assumiu o cargo de Assessor de Planejamento da Secretaria-Geral, que mais tarde foi modificado para Assessor de Governança da Secretaria-Geral, posição que ocupa até hoje.
Ao longo de quase 27 anos no Ministério Público, o servidor, carinhosamente chamado de “Chico” na Instituição, agradeceu a homenagem concedida. “Sinto-me honrado em trabalhar nesta Instituição, que sempre confiou no meu trabalho, motivando-me a sempre buscar a excelência no desenvolvimento de minhas atividades. Almejo continuar progredindo como profissional e auxiliando o Ministério Público para o atingimento dos objetivos institucionais”, conclui Francisco