Conectado por
Rondônia, quarta, 09 de outubro de 2024.




Geral

Ministério do Turismo pede levantamento de riscos geológicos


Compartilhe:

Publicado por

em

Depois do desabamento de uma rocha que matou dez pessoas no Lago de Furnas, em Capitólio, Minas Gerais, o Ministério do Turismo determinou que os estados realizem um levantamento dos destinos turísticos do país que apresentam risco de eventos geológicos.

A medida vai servir como base para uma série de ações nesses locais voltadas à prevenção de acidentes, como a tragédia do último fim de semana.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, disse que o levantamento faz parte de uma série de medidas que estão sendo tomadas para dar mais segurança à prática do ecoturismo no Brasil.

Para o chefe da Divisão de Geologia Aplicada do Serviço Geológico Nacional, Tiago Antonelli, o levantamento das áreas turísticas que apresentam risco é uma decisão acertada do Ministério do Turismo.

O gestor afirma, no entanto, que também é necessária uma ação do Congresso Nacional para melhorar a legislação atual, que não prevê ações de monitoramento geológico em locais afastados dos centros urbanos, como é o caso da maioria das atrações de ecoturismo do país.

O Brasil possui milhares de cachoeiras, cavernas, cânions, falésias e outros destinos turísticos que podem apresentar risco de ocorrências geológicas. Por isso, a geóloga Joana Sanchez, da Universidade Federal de Goiás, acredita que o trabalho de levantamento e avaliação desses locais deve levar algum tempo.

Na avaliação da pesquisadora, a principal medida que deve ser tomada para dar mais segurança à visitação nesses locais é a orientação correta dos turistas.

O Ministério do Turismo informou que já deve começar a receber dos estados o levantamento dos locais que apresentam risco geológico a partir da semana que vem.

 

Geral Brasília 11/01/2022 – 19:26 Sheily Noleto / GT Passos Daniel Ito – Repórter da Rádio Nacional acidentes geológicos turismo terça-feira, 11 Janeiro, 2022 – 19:26 3:22

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: