Geral
Ministério da Saúde faz consulta pública sobre protocolo da Síndrome de Guillain Barré
A Síndrome de Guillain Barré é uma doença rara que provoca fraqueza muscular após o sistema imunológico atacar parte do sistema nervoso. Isso pode ocorrer depois de uma infecção por vírus ou bactérias.
O Ministério da Saúde abriu uma consulta pública até o dia 10 de agosto para receber sugestões de toda a sociedade para do protocolo de atendimento dos portadores da doença. É possível enviar as contribuições pela página do ministério. Todas as sugestões são analisadas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.
Hoje, um dos principais tratamentos para a síndrome é aplicação de injeções de imunoglobulina, uma espécie de anticorpo que protege o organismo. Outro procedimento bastante utilizado é a plasmaferese, onde uma máquina remove do sangue anticorpos nocivos ao corpo. Essas terapias fazem parte do último Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas. A última versão do documento é de 2015.
Os atuais tratamentos têm como objetivo acelerar o processo de recuperação do paciente à doença, diminuir as complicações associadas à fase aguda, reduzindo os déficits neurológicos a longo prazo. Em todo o Brasil, existem 136 Centros Especializados em Reabilitação da Síndrome de Guillain-Barré.
Fonte: Ag. Brasil