Conectado por
Rondônia, sexta, 11 de outubro de 2024.




Nacional

Mário Frias perde ação contra ator da Globo que o chamou de ‘racista’ no Twitter


Compartilhe:

Publicado por

em

O pedido de recebimento de danos morais em um processo movido pelo secretário especial de Cultura Mário Frias contra o ator global Armando Babaioff foi julgado improcedente pelo 6º Juizado Especial Cível de Brasília, neste domingo (20). 

A ação movida por Frias ainda é cabível de recurso. O secretário do órgão vinculado ao Ministério do Turismo entrou na Justiça contra Babaioff após uma publicação no Twitter em que o ator o chama de “bosta”, “sem talento”, “sem caráter” e “racista”, em julho de 2021.

A publicação do ator foi em reação ao comentário de Frias num post do ativista Jones Manoel, que é negro. O secretário disse que Manoel precisaria de “um bom banho”.

De acordo com a decisão da Justiça, onde tramita o processo, Babaioff expressou “opinião pessoal” direcionada a uma autoridade “política que é ocupador de cargo público”, o que o torna sujeito “ao escrutínio popular”.

Indo além, o texto destaca que “é notório em nosso país que há a incorreta e lamentável associação de afrodescendentes a aspectos negativos, tais como a sujeira”.

A decisão judicial também ressalta que o próprio Mário Frias teve de contextualizar o comentário, após pressão de usuários da rede social. Ele usou o argumento da metáfora, “indicando que o terceiro em questão [Jones Manoel] deveria ‘tomar um banho’ de caráter'”.

“Significa dizer que o requerente não desconhece a potencial interpretação de que indicar que pessoa afrodescendente precisaria ‘tomar um banho’ leva à natural percepção de repetição da associação pejorativa em questão”, conclui.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes

Fonte: O tempo

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: