Conectado por
Rondônia, quarta, 03 de julho de 2024.




Nacional

Lula sobre intenções de voto em Ciro: ‘Está colhendo o que plantou’


Compartilhe:

Publicado por

em

Durante evento com artistas e celebridades em São Paulo, nesta segunda-feira (26), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre o pronunciamento feito pelo adversário Ciro Gomes (PDT), com quem disputa a Presidência.

“Acho estranho ele dizer que é vítima de uma campanha de mentira, porque ele tem mentido a meu respeito desde que começou a campanha. Sinceramente, não sei o conteúdo do pronunciamento do Ciro, mas acho que o Ciro tem surtado ultimamente. Ele é muito mais importante do que o que ele está fazendo durante a campanha”, afirmou Lula, em entrevista coletiva à imprensa.

“Acho que o PDT sabe o que faz, Ciro sabe o que faz. Essa campanha está prestes a terminar o primeiro turno no dia 2 [de outubro]. Se tiver segundo turno vamos terminar só lá pro final de outubro, então estamos tranquilos”, acrescentou. 

O ex-presidente reafirmou que tem a intenção de finalizar a disputa eleitoral no primeiro turno, mas não mencionou o “voto útil”. “Estou trabalhando pra que a gente termine as eleições no primeiro turno. Todas as eleições que participei, de 89 até agora, todas eu sempre quis ganhar no primeiro turno. Eu peço voto pro eleitor do Ciro e da Simone [Tebet] como eles pedem voto pro meu eleitor.”

“Até porque a gente não pergunta se tem um carimbo, se tem um rótulo na testa. A gente fala é com o povo e tenta convencer. Acho que o Ciro está colhendo o que plantou”, provocou o candidato petista.  

Na sequência, Lula disse que está aberto para conversar com Ciro em eventual segundo turno. “Se acontecer o segundo turno, vamos tentar conversar com outras forças políticas. Agora, a gente só conversa com quem quer conversar. Se o Ciro quiser conversar, nós conversaremos, mas a conversa não é pessoal, é entre partidos.”

“Se for necessário conversar com o PDT, a nossa presidente Gleisi Hoffmann vai procurar o Carlos Lupi e vão conversar. Eu já tive problemas com o Brizola, já discordamos. Depois o Brizola foi meu vice, depois concorreu contra mim, depois o Ciro veio pro meu governo, é assim a política”, afirmou o ex-presidente, citando o ex-governador do Rio Grande do Sul e um dos fundadores do PDT, Leonel Brizola. 

Mais cedo, pela manhã, Ciro se disse alvo de campanhas nacionais e internacionais de intimidação, mentiras e “operação de destruição de imagem”. Na última quarta-feira (21), lideranças de esquerda da América Latina assinaram um manifesto pedindo a retirada de sua candidatura e apoio ao nome de Lula.

Na pesquisa IPEC divulgada na noite desta segunda, Lula aparece com 48% das intenções de voto, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL), com 31% e Ciro Gomes com 6%, um percentual a menos do que na sondagem anterior. A pesquisa IPEC ouviu 3.008 pessoas, em entrevistas domiciliares, em municípios de todo o Brasil, entre sábado (24) e domingo (25). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01640/2022.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes. 

 

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: