Conectado por
Rondônia, domingo, 30 de junho de 2024.




Nacional

Lula reage a informação falsa e diz que Bolsonaro ‘está possuído pelo demônio’


Compartilhe:

Publicado por

em

Em seu primeiro ato da campanha oficial, estreada nesta terça-feira (16) em São Bernardo do Campo (SP), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à Presidência, reagiu incisivamente contra a informação falsa disseminada por bolsonaristas e pelo próprio presidente Jair Bolsonaro (PL) de que um eventual governo petista vai fechar igrejas evangélicas.

“Ele está tentando manipular, ele é um fariseu tentando manipular a boa fé de homens e mulheres evangélicos que vão à igreja tratar da sua fé, da sua espiritualidade. Eles ficam contando mentira o tempo inteiro sobre Lula, a mulher do Lula”, afirmou o ex-presidente irritado.

A referência à esposa de Lula, Rosângela da Silva, a Janja, se deve ao rumor de que a campanha de Bolsonaro analisava usar negativamente uma foto em que a socióloga aparece com imagens de entidades de religiões de matriz africana. 

“Quero que ele ouça as minhas palavras: não haverá mentira nem fake news que manterá você governando, Bolsonaro”, provocou Lula. Em seguida, criticou o adversário por não ter demonstrado comoção pelas vítimas do coronavírus. “Se tem alguém que é possuído pelo demônio é esse Bolsonaro”, acrescentou.

Mais cedo, nesta terça, o presidente, que concorre à reeleição, publicou no Twitter um ataque indireto a Lula e reiterou a informação falsa sobre as igrejas cristãs.

“É preciso estar atento. A partir de hoje, mais do que nunca, os que amam o vermelho passarão a usar verde e a amarelo, os que perseguiram e defenderam fechar igrejas se julgarão grandes cristãos, os que apoiam e louvam ditaduras socialistas se dirão defensores da democracia”, publicou Bolsonaro. Veja abaixo:

– É preciso estar atento. A partir de hoje, mais do que nunca, os que amam o vermelho passarão a usar verde e a amarelo, os que perseguiram e defenderam fechar igrejas se julgarão grandes cristãos, os que apoiam e louvam ditaduras socialistas se dirão defensores da democracia.

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro)
August 16, 2022

Lula reforça reação da coordenação da campanha petista

A reação de Lula se soma à da coordenação da campanha do PT, iniciada no domingo (14), para desmentir informações desse gênero que circulam também entre lideranças evangélicas dentro dos templos, conforme áudios divulgados nas redes sociais.

Além de Lula, já se posicionaram sobre o assunto a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, e os deputados federais coordenadores da campanha José Guimarães (PT-CE) e André Janones (Avante-MG).

A plataforma de checagem de informações falsas relacionadas a Lula e ao PT, criada pelo partido, “Verdade na Rede”, divulgou uma peça visual sob o título “Lula é cristão e governa para todos”. Há também um texto mais detalhado no site que tem o mesmo nome da plataforma. 

Nesse texto, é reforçada a informação das políticas sancionadas pelo ex-presidente. “Já no primeiro ano de governo, ele sancionou a lei que permitiu que as igrejas e associações religiosas pudessem ter personalidade jurídica. Em 2009, instituiu o Dia Nacional da Marcha para Jesus e, em 2010, outra lei sancionada por Lula criou o Dia Nacional do Evangélico”, explica. “Ele sabe que um presidente deve respeitar todas as pessoas. É católico. Respeita todas as religiões. Não vai fechar igrejas”, acrescenta ainda o texto.

“O povo cristão é maior do que seus maus pastores. Pessoas de todas as fés são, antes disso, brasileiras. Precisam de respeito, de emprego, de saúde e de dignidade. Para Lula, Deus é aquele que cuida e ama. Não o que aterroriza e odeia”, conclui. 

A Marcha para Jesus é um evento tradicionalmente evangélico e, somente em quatro meses deste ano, contou com a presença do presidente Bolsonaro em onze edições. A mais recente ocorreu no sábado (13), no Rio de Janeiro. 

Desde abril, Bolsonaro viajou, no avião presidencial, para Marchas para Jesus em Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Manaus (AM), Balneário Camboriú (SC), Vitória (ES) e Recife (PE). Há registros na agenda oficial da presença do presidente em mais de um evento no mesmo dia. Em 9 de julho, ele esteve na Marcha para Jesus durante a manhã em São Paulo (SP) e em Uberlândia (MG), durante a tarde. Em 16 de julho, uma semana depois, a viagem foi para atos em Natal (RN) e Fortaleza (CE).

Na última pesquisa Datafolha, o presidente Bolsonaro seguia com larga vantagem sobre os homens evangélicos, mas teve um desempenho pior entre as eleitoras evangélicas. Entre os religiosos, o chefe do Executivo federal tem 48% das intenções de voto, contra 28% para Lula. Entre as mulheres evangélicas os candidatos estão mais próximos: 29% de intenções de voto em Bolsonaro e 25% para Lula. Além disso, 34% delas se dizem indecisas. Há no Brasil 82,3 milhões de mulheres aptas a votar em outubro, superando em quase 10 milhões o número de homens, que são 74 milhões conforme a Justiça Eleitoral. 

A pesquisa Datafolha foi divulgada em 8 de agosto, e consultou presencialmente 2.556 pessoas com 16 anos ou mais em 183 municípios nos dias 27 e 28 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-01192/2022.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: