Conectado por
Rondônia, terça, 08 de outubro de 2024.




Nacional

Lula promete cobrar estados por fiscalização contra desmatamento e queimadas


Compartilhe:

Publicado por

em

Candidato à Presidência pelo PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista coletiva à imprensa internacional, nesta segunda-feira (22), e abordou os planos do governo para a área ambiental. Ele prometeu cobrar envolvimento dos estados e municípios no combate ao desmatamento e às queimadas. 

“É plenamente possível fazer uma luta muito dura contra o desmatamento, contra as queimadas nesse país envolvendo os nossos prefeitos em cada cidade, envolvendo sindicatos, igrejas, Ministério Público. Não é tarefa de uma pessoa, é tarefa do país, se a gente quiser ser respeitado no mundo inteiro”, declarou. 

Antes de começar a coletiva, Lula fez um breve discurso e se solidarizou com as famílias do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, que foram assassinados no Vale do Javari, região Amazônica, no início de junho deste ano. Em seguida, o primeiro jornalista a fazer pergunta ao ex-presidente foi Tom Phillips, colega de Dom e que também é correspondente no Brasil do jornal britânico The Guardian.

“Vamos ter que reforçar a Polícia Federal para que ela esteja presente, vamos ter que reforçar as nossas fronteiras, é preciso que a gente cuide das nossas fronteiras para evitar desde o tráfico de drogas ao tráfico de armas. Se a gente tiver muito cuidado, vamos evitar que se repita o que aconteceu com Dom e com Bruno”, reiterou Lula na resposta.

“Temos que fortalecer os estados para que passem a ser fiscalizadores. Quando há uma queimada, a televisão mostra mas não tem responsável, a terra não tem dono. Aquela terra é propriedade privada ou é reserva, portanto da responsabilidade do Estado, ou é do município. A gente vai ter que cuidar disso”, prometeu ainda o ex-presidente.

Na visão do candidato petista, a questão do clima será “prioridade zero” de seu terceiro mandato, se for eleito. “Não vai ter meio termo, a gente vai levar muito a sério porque queremos assumir compromissos internacionais, e portanto essas parcerias que nós queremos construir para preservar o clima são muito importantes.”

 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Fonte: O tempo

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: