Conectado por
Rondônia, quinta, 10 de outubro de 2024.




Geral

IPEA divulga que inflação desacelerou em novembro


Compartilhe:

Publicado por

em

A Inflação desacelerou para todas as faixas de renda em novembro, de acordo com análise divulgada nesta quarta-feira pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

O estudo revelou que, enquanto a inflação do segmento de renda mais baixa passou de 1,35% em outubro para 0,65% em novembro, a das famílias de renda média e média-alta caiu menos, de 1,1% para 1,08%.

Para as famílias de renda mais baixa, a inflação de novembro ficou abaixo da registrada no mesmo mês de 2020, principalmente, por causa da melhora no desempenho dos preços dos alimentos.

No acumulado do ano, no entanto, as maiores altas ocorreram justamente entre as famílias de menor renda. As variações acumuladas para esses segmentos foram de 9,6% e 9,5%, respectivamente.

Os grupos “transporte” e “habitação” foram os que mais contribuíram para a alta inflacionária das famílias de todas as faixas de renda de acordo com a análise. Os reajustes da gasolina, do etanol, das tarifas de ônibus e dos transportes por aplicativo, além da variação nos preços dos automóveis novos, explicam o impacto provocado pelo primeiro grupo.

Já o grupo “habitação” foi pressionado pelas altas na energia elétrica, gás de botijão e encanado, além dos aluguéis e condomínios.

Economia Rio de Janeiro 15/12/2021 – 21:10 15/12/2021 – 21:15 Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Inflação Ipea quarta-feira, 15 Dezembro, 2021 – 21:15 1:31

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: