Nacional
Iniciativa Imagine Brasil, da FDC, entrega propostas para novo governo
Representantes do Imagine Brasil participaram, no final da semana passada, da Plenária Sociedade Civil Socioambiental e Climática organizada pelo Grupo Técnico de Meio Ambiente do gabinete de transição. Foram entregues dois documentos: um com propostas sobre o Meio Ambiente para o coordenador do Grupo de Trabalho do Meio Ambiente, o ex- senador Jorge Viana, e outro para o coordenador-geral da equipe de transição, Geraldo Alckmin, que reúne recomendações para o crescimento econômico e da produtividade, inclusão social e econômica e governança pública.
“Nosso objetivo foi entregar uma contribuição da Fundação Dom Cabral para a construção do Brasil que nós sonhamos. O que entregamos é o resultado do apoio de mais 110 lideranças de 11 segmentos diferentes, que ouvimos no último ano dentro e fora do País”, diz Viviane Barreto, uma das líderes da iniciativa. O Imagine Brasil é um think action tank que busca desenvolver e influenciar a implementação de propostas para o Brasil, sinalizando caminhos possíveis a médio e longo prazo. A iniciativa é uma expressão do propósito da Fundação Dom Cabral para analisar os grandes dilemas, buscar novos caminhos para as políticas públicas e contribuir para a atuação de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
Virgílio Viana, professor da Fundação Dom Cabral e coordenador do eixo Prosperidade Ambiental do Imagine Brasil, explica que “as propostas entregues para o GT do Meio Ambiente buscam fomentar uma economia verde e inclusiva, que seja capaz de restaurar a natureza e recuperar os serviços ambientais. Esta é a contribuição que demos para o Grupo de Transição e temos certeza que ela foi bem-recebida”.
O Imagine Ambiental sugeriu para o GT a implementação de uma estratégia nacional de Prosperidade Ambiental que deverá incluir seis programas prioritários:
- Programa de Redução do Desmatamento e Degradação Ambiental (redução das taxas de desmatamento, dos desastres ambientais, das perdas de espécies e da extração ilegal de madeira);
- Programa de Redução da Poluição do Ar (redução da poluição por queimadas e da poluição urbana);
- Programa de Descarbonização da Economia e Redução de Emissões (redução das emissões de GEE);
- Programa de Despoluição das Águas (melhoria da qualidade das águas)
- Programa de Fortalecimento da Gestão Ambiental (aumento da capacidade de comando e controle, da participação nas instâncias de gestão, e estruturação das políticas de Estado);
- Programa de Fomento à Economia Verde (aumento da proporção da economia brasileira que é verde e inclusiva).
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
VEJA TAMBÉM:
Fonte: Exame