Conectado por
Rondônia, sábado, 28 de setembro de 2024.




Geral

Inflação para famílias de menor renda foi maior de janeiro a maio, aponta IPEA


Compartilhe:

Publicado por

em

As famílias com menor renda no país tiveram uma inflação maior do que as mais ricas. A alta para que ganha até R$1.534,55 foi de 0,45%. Enquanto que, para os mais ricos, com rendimentos acima de R$15.345,53 o indicador apresentou deflação de 0,45%.

 

A pesquisa Inflação por Faixa de Renda, divulgada nesta quarta-feira pelo IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, considera o acumulado dos cinco primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2019.

 

Economista e pesquisadora do Instituto, Maria Andreia Lameiras, explica que um dos fatores que contribuíram para esse contraste foi o aumento do preço de alimentos. A alta de 4,3%, medida pelo IPCA, impactou o custo de vida das famílias com menor poder aquisitivo, já que elas gastam uma parcela muito maior do seu rendimemto com alimentos. Segundo Lameiras, contudo, a pandemia também contribuiu para essa diferença.

 

Segundo a economista, de acordo com a série histórica da pesquisa, nunca houve uma taxa de desaceleração da inflação tão baixa como a que foi vista em maio, que é explicada pelas quedas importantes nesses itens mais consumidos por quem tem maior poder aquisitivo. Ela avalia que para os próximos meses a recuperação deve ser lenta.

 

A pesquisadora do IPEA, Maria Andrea Lameiras, ainda explica que um cenário de deflação, queda de preços, nem sempre é tão positiva como parece para a economia do país. O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda é calculado mensalmente, com base nas variações de preços de bens e serviços, do IBGE.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: