Geral
Imposto de Renda: 6% pode ser destinado a fundo infantil ou de idosos
Você sabia que é possível destinar até 6% do Imposto de Renda diretamente para o Fundo da Criança e do Adolescente e o Fundo do Idoso?
Pois é, essa possibilidade existe para as pessoas físicas que fazem a declaração completa. Algumas empresas também podem destinar parte do tributo devido. Neste caso, são as que apuram o imposto sobre o lucro real.
A Receita Federal informa que a pessoa física pode destinar até 3% dos valores devidos ao Fundo da Criança e Adolescente, e até 3% para o Fundo do Idoso, recurso que será usado nas políticas públicas voltadas a esses grupos.
O coordenador da campanha de incentivo a destinação do imposto de renda, Marcos Gregório Borges, argumenta que um dos benefícios é poder deixar parte do tributo no próprio município ou estado do contribuinte.
Porém, o representante da Receita Federal ressalta que nem todos os municípios têm um fundo registrado para receber essas deduções e que os recursos também podem ser destinados aos Fundos Nacional, Estadual ou Distrital do Idoso ou da Criança e do Adolescente.
Para fazer a destinação, basta acessar a aba “doações diretamente na declaração” e informar o valor e o fundo, ou os fundos, que devem receber os recursos. Essa informação só deve ser prestada após o contribuinte completar todos os demais campos da declaração.
A destinação também pode ser feita pelos contribuintes que têm valores a receber. Nesse caso, ele deve emitir e pagar os boletos com os recursos destinados aos fundos escolhidos até o dia 29 de abril. Posteriormente, na restituição, ele recebe de volta o valor pago atualizado pela taxa Selic.
Economia Brasília 15/03/2022 – 21:27 Raquel Mariano / Guilherme Strozi Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional Imposto de Renda fundo da criança Fundo do Idoso terça-feira, 15 Março, 2022 – 21:27 2:25
Fonte: Ag. Brasil