Conectado por
Rondônia, terça, 08 de outubro de 2024.




Nacional

Guerra Israel-Hamas: ministro brasileiro comandará reunião no Conselho de Segurança


Compartilhe:

Publicado por

em

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vai comandar a reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, nesta sexta-feira, 13, para tratar da guerra entre Israel e Hamas. O Itamaraty confirmou que o encontro, convocado pelo Brasil, terá início a partir das 10h (11h em Brasília).

“Na pauta do evento, a situação humanitária na Faixa de Gaza, ameaças à segurança e à paz mundial e desdobramentos do conflito no Oriente Médio”, diz a nota divulgada pelo governo, que ainda lembrou o apelo feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e à comunidade internacional, em defesa das crianças palestinas e israelenses.

A reunião deve debater também formas para retirar cidadãos estrangeiros que estão na zona de conflito. O Egito, que tem fronteira com a Faixa de Gaza, precisa autorizar a passagem de pessoas vindas da área palestina, mas tem resistido à criação de um corredor humanitário para isso.

Mauro Vieira cumpria agenda de trabalho no Camboja e seguiria para as Filipinas, compromisso que foi cancelado por causa da reunião do Conselho de Segurança – é o segundo encontro do grupo em menos de uma semana após a deflagração do conflito entre Hamas e Israel.

O Brasil assumiu a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU em outubro. Na primeira reunião, um dia após o conflito, o Brasil condenou os ataques contra civis. Geralmente, o chefe da missão do Brasil na ONU representa o país nas reuniões do Conselho de Segurança. 

Para entender entre conflito Israel e Hamas:

Com AE.

Fonte: Exame

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: