Geral
Governo do Tocantins estende a mais categorias indenização por combate à Covid-19
Novas categorias de profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 no Tocantins vão passar a receber indenização extraordinária do governo estadual.
A lei e a medida provisória que tratam do benefício já foram publicadas no Diário Oficial do Estado.
Podem receber a indenização profissionais vinculados aos hospitais estaduais e aos laboratórios de saúde pública em Palmas e Araguaína.
A medida abrange trabalhadores que atuam nos apoios clínico, logístico e de exames. Terão direito, por exemplo, motorista condutor de ambulâncias, maqueiro, técnico de radiologia e auxiliar de higienização.
O valor da indenização varia de acordo com a categoria do profissional e vai de R$ 300 a R$ 4,8 mil. O benefício tem caráter temporário e vai ser pago durante o período em que durar a pandemia.
Segundo o governo, o valor não se incorpora à remuneração ou à base de cálculo para pagamento de benefício previdenciário ou qualquer outra vantagem. Também não incide sobre o 13° salário e as férias.
Caso o profissional seja infectado pelo coronavírus, continuará a receber a indenização enquanto durar o afastamento para se tratar da doença.
Nesta quinta-feira (23), o Tocantins contabiliza mais de 19,4 mil casos da Covid-19 e 326 mortes pela doença. Cerca de 12,2 mil pacientes estão recuperados.
Fonte: Ag. Brasil