Geral
Fiocruz vai imunizar passageiros de estação do metrô no Rio de Janeiro
Até a próxima sexta-feira, quem passar pela Estação Carioca do Metrô, na região central do Rio de Janeiro, vai acompanhar uma iniciativa de incentivar da população para tomar a terceira dose da vacina contra a covid-19. A Fiocruz, com apoio da Concessionária MetrôRio, está imunizando os passageiros que, de forma voluntária, também podem participar de uma pesquisa clínica para o acompanhamento dos resultados da aplicação do reforço.

O estudo é realizado pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio.
Todos os maiores de 18 anos que receberam a primeira e segunda doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer, há pelo menos 3 meses, podem receber a terceira dose. É preciso apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de vacinação das duas doses anteriores de um desses imunizantes.
Antes de receber o reforço, os voluntários têm esclarecimentos acerca das etapas do estudo, prestados pela equipe técnica da Fundação, a postos no mezanino da Estação Carioca. Também são informados sobre a importância de completar o esquema vacinal contra a covid.
Entre os fatores observados na pesquisa, estão a imunogenicidade de reforço por meio de combinação entre os imunizantes diferentes, que irá medir o tempo e a capacidade de resposta imunológica de vacinados, e a avaliação do desenvolvimento de reação adversa à vacina. Para isso, os voluntários serão acompanhados durante dois meses por meio de ligações telefônicas. No decorrer do estudo, caso o voluntário queira sair da pesquisa, basta informar a decisão aos profissionais da Fiocruz.
A vacinação acontece das 10 da manhã até às 4 da tarde, no corredor próximo ao acesso B, saída para a Avenida Chile.
*Com supervisão de Vitoria Elizabeth
Saúde Rio de Janeiro 13/07/2022 – 18:14 Vitória Elizabeth / GT Passos Lucas Coelho* – Estagiário da Rádio Nacional Fiocruz metrô rio vacinação quarta-feira, 13 Julho, 2022 – 18:14 108:00
Fonte: Ag. Brasil


