Conectado por
Rondônia, segunda, 30 de setembro de 2024.




Nacional

Fies: Governo federal divulga critérios para renegociação da dívida


Compartilhe:

Publicado por

em

O governo federal regulamentou a renegociação de débitos dos contratos do Financiamento Estudantil (Fies), firmados até o segundo semestre de 2017.

Em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira(10), foram divulgados os critérios para essa renegociação estabelecidos na Medida Provisória (MP) nº 1.090. A solenidade teve participação do presidente da República Jair Bolsonaro (PL), ministros Milton Ribeiro (Educação), Paulo Guedes (Economia) e outras autoridades.

Com isso, aproximadamente 800 mil estudantes poderão renegociar a dívida a partir do dia 7 de março no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, por meio de aplicativo que será disponibilizado. 

O Executivo federal fixou o valor mínimo da prestação em R$ 200. Os descontos serão concedidos a depender do tempo do atraso no pagamento das parcelas. 

Assim, para quem fizer pagamento à vista receberá 12% de desconto. Nos contratos com atraso superior a 90 dias, poderá ser feito parcelamento em até 150 vezes.

Para os contratos com atraso superior a 360 dias, poderá ser concedido desconto de 86,5%. Já aqueles que têm atraso superior a 360 dias e estão no Cadastro Único ou foram beneficiários do auxílio emergencial, o desconto chegará a 92%.

A MP foi publicada no final do ano passado para atenuar a inadimplência da carteira de crédito, possibilitando assim que o “nome sujo” dos estudantes fique limpo. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes  

 

Fonte: O tempo

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: