Conectado por

Rondônia, sexta, 01 de novembro de 2024.


Nacional

Encontrado em Uberaba o primeiro ninho de ovos de dinossauro já visto no país


Compartilhe:

Publicado por

em

Pesquisadores encontraram um sítio de nidificação com 20 ovos de dinossauros, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A pesquisa foi publicada nesta quinta-feira (24) pela revista Scientific Reports, do Grupo Nature. Até então, só havia registros de ovos isolados no Brasil, o que faz do ninho encontrado em Uberaba o primeiro já identificado no país.

Segundo os pesquisadores, a descoberta marca uma revolução para a biologia evolutiva.

O conjunto de ovos foi encontrado no bairro de Ponte Alta, a cerca de 30 km do centro da cidade, em uma mina de calcário desativada. A descoberta foi feita por João Ismael da Silva, servidor da Fundação Cultural da Prefeitura Municipal de Uberaba e técnico da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

“Nos anos de 1990, chegou ao meu conhecimento a ocorrência de ovos de dinossauros em Ponte Alta. Em conversa com amigos meus que trabalhavam na mineração de calcário, pude recuperar alguns ovos isolados e, por fim, uma associação de dez ovos esféricos”, conta João Ismael.

Os pesquisadores concluíram que os ovos de aproximadamente 12 cm são do grupo dos titanossauros. Eles chegaram a esse resultado ao comparar os elementos encontrados em Uberaba com os vistos em outros países do mundo. 

“Os titanossauros foram os maiores animais terrestres de todos os tempos. Eram quadrúpedes, se alimentavam de plantas e possuíam cabeça pequena e um longo pescoço”, explica o professor Thiago Marinho, paleontólogo da UFTM.

Ainda segundo Marinho, os titanossauros de Uberaba variavam em tamanho entre 10 e 26m de comprimento, o que contrasta com o tamanho dos ovos. Eles adotavam uma estratégia de enterrar os ovos que eram mantidos em condições específicas de calor até a eclosão dos filhotes. 

“Essa publicação vem reforçar a importância do município de Uberaba no âmbito da paleontologia, notadamente dos dinossauros e, fortalece a relevância do Projeto Geopark Uberaba junto à Unesco, haja visto ser esta pluralidade de descobertas o mais relevante patrimônio geológico internacional presente no município”, segundo o geólogo da UFTM Luiz Carlos Borges. 

Lucas Fiorelli, paleontólogo argentino indicou que o trabalho traz uma nova visão no estudo de ovos fósseis, pois é a primeira vez que os ovos de dinossauro são estudados sob o paradigma da biologia evolutiva seguindo a metodologia sistemática clássica e não a parataxonomia.

História. 

O primeiro fóssil proveniente de Uberaba (MG) foi formalmente descrito em 1951: um ovo esférico atribuído a um dinossauro titanossauro. Este primeiro achado alavancou as pesquisas paleontológicas no município, que vieram a torná-lo uma referência internacional no estudo de vertebrados fósseis do Período Cretáceo, o último da Era Mesozoica. Depois de sete décadas de pesquisas, desde este primeiro achado, centenas de fósseis foram encontrados, o que permitiu um vislumbre da vida e dos ambientes do passado da região. 

Fonte: O tempo

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: