Conectado por



Nacional

Enchentes deixam presídios ilhados; 1 mil detentos foram transferidos


Compartilhe:

Publicado por

em

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) deixaram presídios do estado ilhados devido às enchentes causadas. Mais de 1 mil detentos precisaram ser transferidos de unidades prisionais.

No estado, 57 pessoas morreram, há 67 desaparecidos e 74 pessoas feridas em razão dos temporais. A Defesa Civil soma 42.221 pessoas fora de casa, sendo 9.581 pessoas em abrigos e 32.640 desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos. Ao todo, 300 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 422.307 mil pessoas.

Em Charqueadas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o aumento do nível do Rio Jacuí fez com que a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) precisasse transferir 1.057 presos da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ) para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Os demais apenados da PEJ foram transferidos para galerias superiores da própria casa prisional.

A Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC), o Instituto Penal de Charqueadas (IPCH), a Penitenciária Estadual de Charqueadas II (PEC II) e a Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro estão ilhadas.

O Presídio Estadual de Arroio do Meio está isolado devido à queda de pontes e ao bloqueio de estradas.

“Há dificuldade de acesso a alguns estabelecimentos por conta do bloqueio de estradas, oscilação de internet e telefonia, mas sem afetar a segurança. Todas as movimentações ocorreram em caráter emergencial e temporário. Quando a situação normalizar, todos retornarão para a unidade de origem”, disse a Susepe por meio de sua assessoria de imprensa.

As unidades prisionais do Vale do Rio Pardo estão sem abastecimento de água, sendo utilizado o conteúdo do reservatório. Alguns estabelecimentos do Vale do Taquari foram abastecidos por meio de caminhão-pipa.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: