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Rondônia, sábado, 05 de outubro de 2024.




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Empresas chinesas ocupam quarto lugar em projetos de investimento na Alemanha em 2022, diz relatório


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As empresas chinesas ficaram em quarto lugar em número de projetos de investimento na Alemanha no ano passado, ficando atrás dos Estados Unidos, Suíça e Reino Unido. As informações são de um relatório divulgado pela agência de promoção de investimentos Germany Trade & Invest, e mostrou que as empresas chinesas investiram em um total de 141 projetos na Alemanha em 2022, em comparação com 149 em 2021.

O relatório também revelou que as empresas chinesas investiram principalmente nos setores farmacêutico e de biotecnologia, maquinário e equipamentos, tecnologia da informação e comunicações e software correspondente, energia, minerais e metais.

A Alemanha continua sendo o destino de investimento mais popular para as empresas chinesas na Europa, afirmou Thomas Bozoyan, autor do relatório e oficial da GTAI. O investimento das empresas chinesas na Alemanha totalizou € 1,5 bilhão (US$ 1,6 bilhão) em 2022. Bozoyan observou que a empresa Svolt Energy Technology sozinha investiu € 900 milhões (US$ 970,2 milhões) no estado de Brandemburgo.

A Svolt, fabricante de baterias para veículos e sistemas de armazenamento de energia, anunciou a construção de uma fábrica de células de bateria para o mercado europeu em Lauchhammer, Brandemburgo. Será a segunda fábrica no exterior da Svolt e a primeira a produzir células de bateria.

Bozoyan também previu que os investimentos do ano passado criarão 4,5 mil empregos, um aumento de 15% em relação a 2021.

Comércio entre China e Alemanha

Em 2022, o comércio bilateral entre China e Alemanha totalizou cerca de € 297,9 bilhões, um aumento de 21% em relação a 2021, de acordo com dados divulgados pelo escritório estatístico federal da Alemanha em fevereiro. A China foi o parceiro comercial mais importante da Alemanha pelo sétimo ano consecutivo.

A Alemanha importou cerca de € 191,1 bilhões em mercadorias da China em 2022, um aumento anual de 33,6%. Suas exportações para a China totalizaram cerca de € 106,8 bilhões, um aumento de 3,1%.

A maioria das empresas chinesas concentra-se em vendas e suporte de marketing na Alemanha, representando 45% do total, conforme revelado pelo relatório. A proporção daquelas envolvidas em manufatura e pesquisa e desenvolvimento, operação de sedes europeias e serviços empresariais foi de 19%, 10% e 9%, respectivamente.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global

Fonte: Exame

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