Geral
Em São Paulo as vendas do comércio varejista cresceram 10% em 2021
As vendas do comércio varejista cresceram 10% em 2021, no estado de São Paulo. O balanço feito pela Fecomércio de São Paulo mostra que o crescimento ficou acima do patamar registrado em 2019, antes da pandemia de coronavírus, quando as vendas registraram alta de 6%.
Para o assessor econômico da Fecomércio, Altamiro Carvalho, três fatores contribuíram para o resultado: O aumento do crédito que contou com a ajuda do auxílio emergencial, o crescimento do emprego formal e o otimismo de um país que começou 2021 achando que a pandemia estava no fim. Somado a isso, uma demanda que ficou reprimida pelos longos períodos de lockdown também ajudaram a impulsionar as vendas.
O setor de vestuário é exemplo dessa matemática. As vendas de roupas e calçados fecharam 2020 com uma queda de 20%. Mas como a demanda ficou muito reprimida, cresceu 18% em 2021. Ficando atrás apenas do setores de autopeças e acessórios e de materiais de construção, que cresceram mais de 22% anos passado, impulsionado pelo home office e pelas reformas adiadas.
O que o economista não consegue prever é se os bons ventos que movimentaram o comércio no ano passado vão continuar soprando no futuro próximo. Para ele, isso depende de como a inflação vai se comportar e muitos fatores entram nessa conta.
A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo levanta informações de todos os municípios paulistas em nove setores econômicos: autopeças; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamentos; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção; supermercados; e outras atividades.
Economia Brasília 21/03/2022 – 21:33 Roberto Piza / Beatriz Arcoverde Eliane Gonçalves – Repórter da Rádio Nacional Fecomércio-SP segunda-feira, 21 Março, 2022 – 21:33 2:34
Fonte: Ag. Brasil