Conectado por
Rondônia, sexta, 11 de outubro de 2024.




Geral

Em 2 de dezembro de 1870, estreava no Brasil a ópera O Guarani


Compartilhe:

Publicado por

em

Dois de dezembro de 1870: estreia no Brasil a ópera O Guarani, de Carlos Gomes.

O evento foi em homenagem aos 45 anos de dom Pedro II, no Teatro Lírico Fluminense, no Rio de Janeiro. Foi com o maestro Antônio Carlos Gomes que a arte brasileira conseguiu cruzar o Atlântico para se apresentar por toda a Europa. Tanto que a ópera O Guarani estreou na Itália no Teatro Scala de Milão em março do mesmo ano, com enorme sucesso. Na ocasião, o compositor, com apenas 34 anos, recebeu o título de Cavaleiro da Ordem da Coroa. 

A ópera se baseia no romance O Guarani, escrito por José de Alencar. Tem quatro atos e o maior destaque é a abertura, que é muito interpretada, além de muito conhecida por ser o tema de A voz do Brasil, desde a estreia do programa, em 1935.

A trama gira em torno de Cecília, filha do fidalgo Dom Antônio, que é disputada pelo aventureiro espanhol Gonzales e pelo nobre português dom Álvaro. E tem sempre por perto o índio Peri, que a salva dos assédios e dos perigos.

Depois, Peri confessa seu amor a Cecília. Já quase no fim, o pai de Ceci abençoa a união dos dois. O espetáculo termina com uma grande explosão e destruição total: apenas Peri e Ceci conseguem se salvar e passam a ser uma espécie de Adão e Eva do Novo Mundo.

Carlos Gomes nasceu em 11 de julho de 1836 em Campinas, São Paulo. Aos dez anos, com o auxílio do pai, que era regente da banda da cidade, aprendeu a tocar diversos instrumentos.

Em 1860, com 24 anos, Carlos Gomes mudou-se para o Rio de Janeiro – contra a vontade do pai – para iniciar os estudos no Conservatório da cidade. No Rio, conhece dom Pedro II, que fica encantado com o talento de Carlos Gomes.

O imperador torna-se mecenas do maestro e o envia a Milão, na Itália, para se aprimorar na música. Lá ele se casa com a colega do Conservatório de Milão, a italiana Adelina Conte Peri, no ano de 1871.

Embora a união tenha sido conturbada, tiveram cinco filhos – três morreram prematuramente. Deprimido pela morte do filho Mário, de apenas cinco anos, Carlos Gomes se separa da mulher em 1885.

Doente, endividado, fica viciado em ópio. Volta a morar em 1896 no Brasil e, apenas três meses após sua chegada, morre em Belém do Pará, no dia 16 de setembro do mesmo ano, aos 60 anos de idade.

O Guarani é a única ópera latino-americana que até hoje se mantém em cartaz nos teatros do primeiro mundo.
 
História Hoje

Locução: José Carlos Andrade

Sonoplastia: Messias Melo

Cultura Brasília 02/12/2021 – 17:10 Nathália Mendes Rádio Nacional O Guarani Carlos Gomes quinta-feira, 2 Dezembro, 2021 – 17:10 3:13

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: