Milwaukee, Wisconsin – J.D. Vance, candidato a vice-presidente na chapa de Donald Trump, fez um discurso na Convenção Republicana nesta quarta-feira buscando atrair eleitores em estados-chave para a disputa, como Pensilvânia, Wisconsin e Michigan, que sofreram com a perda de indústrias.
O discurso corrobora a narrativa de que os republicanos investirão pesado em fazer campanha nesses estados, como mostrou EXAME.
Vance acusou Biden de retirar empregos destas regiões ao apoiar o acordo Nafta, nos anos 1990, como senador, e depois como presidente, ao permitir a entrada de produtos chineses baratos e ao estimular a transição energética.
O candidato, que é senador por Ohio, entrou no palco ao som de música country. Ele fez muitos elogios a Trump, como esperado, e buscou adotar um discurso mais moderado. Prometeu que “nos próximos quatro anos, o partido estará aberto à troca de ideias”. Mas não poupou críticas ao atual presidente.
“Joe Biden tem sido um político em Washington por mais tempo do que eu tenho de vida. Eu tenho 39 anos. Por meio século, ele tem sido defensor de toda grande iniciativa política para tornar a América mais fraca e mais pobre”, disse.
Vance buscou ressaltar sua história de vida, que rendeu um livro de sucesso e um filme. Ele veio de uma família pobre no interior de Ohio e foi criado pela avó, pois sua mãe teve problemas com vício em drogas. A mãe dele, sóbria há alguns anos, estava na plateia e apareceu no telão durante o discurso.
“Eu prometo a todos os americanos, independente de seu partido, vou dar tudo que tenho para lhe servir e tornar este país um lugar onde cada sonho que você tenha seja possível de novo”, disse.
Vance aposta firme na tática de tentar atrair votos de trabalhadores brancos e de classe média nos estados de Michigan (citado cinco vezes no discurso, em conta do New York Times), Pensilvãnia (cinco vezes) e Wisconsin (três vezes).
Ele foi confirmado como candidato republicano a vice-presidente na segunda-feira, dia 15, em uma decisão do ex-presidente Donald Trump, com quem agora disputa a campanha presidencial.
1/17
Donald Trump é retirado de comício após som de tiros em Butler, Pensilvânia (Donald Trump é retirado de comício após som de tiros em Butler, Pensilvânia)
2/17
O Serviço Secreto atende o candidato republicano à presidência e ex-presidente Donald Trump no palco após ele ter sido atingido de raspão por uma bala em um comício em 13 de julho de 2024, em Butler, Pensilvânia. (O Serviço Secreto atende o candidato republicano à presidência e ex-presidente Donald Trump no palco após ele ter sido atingido de raspão por uma bala em um comício em 13 de julho de 2024, em Butler, Pensilvânia.)
3/17
Donald Trump é retirado de comício após som de tiros em Butler, Pensilvânia (Donald Trump é retirado de comício após som de tiros em Butler, Pensilvânia)
4/17
Um membro do Serviço Secreto e a multidão são vistos no comício do ex-candidato presidencial republicano Donald Trump, em Butler, na Pensilvânia (Donald Trump realiza um comício de campanha em Butler, Pensilvânia)
5/17
As pessoas reagem ao telefone dentro do Fórum Fiserv, depois de ouvirem que Donald Trump foi evacuado do palco de seu comício na Pensilvânia após o que pareceram ser tiros, em Milwaukee, Wisconsin (As pessoas reagem ao telefone dentro do Fórum Fiserv, depois de ouvirem que Donald Trump foi evacuado do palco de seu comício na Pensilvânia após o que pareceram ser tiros, em Milwaukee, Wisconsin)
6/17
Policiais se movem durante um comício em 13 de julho de 2024 em Butler, Pensilvânia (Policiais se movem durante um comício em 13 de julho de 2024 em Butler, Pensilvânia)
7/17
O ex-candidato presidencial republicano, Donald Trump, é levado para fora do palco durante um comício em Butler, Pensilvânia (O ex-candidato presidencial republicano, Donald Trump, é levado para fora do palco durante um comício em Butler, Pensilvânia)
8/17
O candidato republicano à presidência e ex-presidente Donald Trump ergue o punho enquanto é rapidamente conduzido para o carro após um incidente em um comício em 13 de julho de 2024, em Butler, Pensilvânia. (O candidato republicano à presidência e ex-presidente Donald Trump ergue o punho enquanto é rapidamente conduzido para o carro após um incidente em um comício em 13 de julho de 2024, em Butler, Pensilvânia.)
9/17
O candidato republicano Donald Trump é visto com sangue no rosto, cercado por agentes do Serviço Secreto, enquanto é retirado do palco em um evento de campanha na Butler Farm Show Inc., em Butler, Pensilvânia, em 13 de julho de 2024 (O candidato republicano Donald Trump é visto com sangue no rosto, cercado por agentes do Serviço Secreto, enquanto é retirado do palco em um evento de campanha na Butler Farm Show Inc., em Butler, Pensilvânia, em 13 de julho de 2024)
10/17
O candidato republicano Donald Trump é visto com sangue no rosto, cercado por agentes do Serviço Secreto, enquanto é retirado do palco em um evento de campanha na Butler Farm Show Inc., em Butler, Pensilvânia, em 13 de julho de 2024. Trump was bundled into an SUV and driven away. (Photo by Rebecca DROKE / AFP) (O candidato republicano Donald Trump é visto com sangue no rosto, cercado por agentes do Serviço Secreto, enquanto é retirado do palco em um evento de campanha na Butler Farm Show Inc., em Butler, Pensilvânia, em 13 de julho de 2024.)
11/17
O candidato republicano Donald Trump é visto com sangue no rosto, cercado por agentes do Serviço Secreto, enquanto é retirado do palco em um evento de campanha na Butler Farm Show Inc., em Butler, Pensilvânia, em 13 de julho de 2024. (O candidato republicano Donald Trump é visto com sangue no rosto, cercado por agentes do Serviço Secreto, enquanto é retirado do palco em um evento de campanha na Butler Farm Show Inc., em Butler, Pensilvânia, em 13 de julho de 2024.)
12/17
Uma pessoa é removida pela polícia estadual das arquibancadas após disparos de armas contra o candidato republicano Donald Trump em um evento de campanha na Butler Farm Show Inc., em Butler, Pensilvânia, em 13 de julho de 2024Trump was bundled into an SUV and driven away. (Photo by Rebecca DROKE / AFP) (Uma pessoa é removida pela polícia estadual das arquibancadas após disparos de armas contra o candidato republicano Donald Trump em um evento de campanha na Butler Farm Show Inc., em Butler, Pensilvânia, em 13 de julho de 2024)
13/17
Donald Trump é retirado de comício após som de tiros em Butler, Pensilvânia (Donald Trump é retirado de comício após som de tiros em Butler, Pensilvânia)
14/17
Público reage após Donald Trump ser retirado de comício após atentado com tiros em Butler, Pensilvânia (Público reage após Donald Trump ser retirado de comício após atentado com tiros em Butler, Pensilvânia)
15/17
Agentes da lei reagem após disparos no comício do candidato republicano à presidência e ex-presidente Donald Trump em 13 de julho de 2024, em Butler, Pensilvânia. (Agentes da lei reagem após disparos no comício do candidato republicano à presidência e ex-presidente Donald Trump em 13 de julho de 2024, em Butler, Pensilvânia.)
16/17
Público reage após Donald Trump ser retirado de comício após atentado com tiros em Butler, Pensilvânia (Público reage após Donald Trump ser retirado de comício após atentado com tiros em Butler, Pensilvânia)
17/17
Donald Trump é retirado de comício após som de tiros em Butler, Pensilvânia (Donald Trump é retirado de comício após som de tiros em Butler, Pensilvânia)
Quem é J. D. Vance
James David Vance, de 39 anos ficou conhecido após escrever um best-seller sobre as dificuldades da classe média, que fez sucesso em 2016. Ele serviu como militar na Marinha, estudou ciência política em Ohio e depois direito em Yale.
Em 2022, Vance disputou o senado por Ohio e ganhou, no que foi sua primeira vitória eleitoral. Apesar de se apresentar como J. D. Vance, seu nome real é James Donald Bowman.
Vance já foi crítico de Trump, a quem chamou de “heroína cultural” e “repreensível”. No entanto, ele mudou de postura e se aproximou do ex-presidente, que apoiou sua campanha ao Senado.