Geral
Durante visita a Rondônia, o presidente Lula anunciará investimentos do Governo Federal no estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Porto Velho nesta sexta-feira (8) para anunciar um conjunto de investimentos do Governo Federal em Rondônia. A cerimônia será realizada às 15h30 no Teatro Estadual Palácio das Artes e deve reunir autoridades federais, estaduais e municipais, além de lideranças da sociedade civil.
As ações anunciadas pelo presidente abrangem áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado, como educação, infraestrutura de transportes e energia. O objetivo é acelerar o crescimento regional, gerando empregos, fortalecendo os serviços públicos e melhorando a qualidade de vida da população rondoniense.
A capital de Rondônia, Porto Velho, está entre os três municípios brasileiros que mais apresentaram projetos para captar recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2025. Como resultado desse protagonismo, a capital de Rondônia foi contemplada com um investimento de R$ 37.331.478,94 por meio do Novo PAC Seleções.
Após 12 anos sem acesso a verbas oriundas do programa, Porto Velho volta a ser prioridade para o Governo Federal. Os recursos serão aplicados, prioritariamente, na área da saúde, com foco na ampliação do acesso a serviços essenciais e na melhoria da qualidade de vida da população.
Todos os 52 municípios do estado inscreveram projetos. O Novo PAC Saúde vai destinar quase R$ 92 milhões para ampliar a capacidade de atendimento do SUS em Rondônia.
Cenário político
Além disso, o país registra atualmente o menor índice de desemprego da história recente, com crescimento na geração de empregos formais e aumento do acesso a políticas sociais. Na área internacional, o governo Lula tem restabelecido relações estratégicas com parceiros como China, França e outros aliados, recuperando o prestígio do Brasil no cenário global.
Na educação, o foco está na ampliação da rede federal de ensino técnico e superior, além da valorização da educação básica. No setor da saúde, programas como o Mais Médicos e a Farmácia Popular foram retomados com força. E na infraestrutura, o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) contempla obras em todas as regiões do país.