Conectado por
Rondônia, quinta, 19 de setembro de 2024.




agro

Durante o segundo dia da Semana Internacional do Café, sustentabilidade e protagonismo dos produtores foram destaques


Compartilhe:

Publicado por

em

A cafeicultura sustentável foi destaque durante o segundo dia da 11ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), que acontece no Expominas, em Belo Horizonte.

Desde 2014, quando foi criado, o fórum é um dos momentos mais esperados dentro da programação do evento e desde o início, se tornou um espaço fundamental para a discussão de práticas, inovações e desafios relacionados à sustentabilidade na cafeicultura, visando um futuro mais equitativo e ecologicamente consciente. No mesmo painel, Poliana Perrut, engenheira agrônoma, viveirista e produtora rural, afirmou: “precisamos dar importância, voz e visibilidade a quem produz. Assim, o produtor “veste a camisa” e promovemos a união do setor”.

Para completar, aconteceram as palestras “Novo cenário de comercialização  para cafés no mundo”, “Construindo um futuro sustentável: abordagens regenerativas e economia circular” e “O clima e seus impactos na agricultura (ESG)”.

Outro destaque do segundo dia da Semana Internacional do Café foi o Campeonato Brasileiro de Barista. Organizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a competição julga 20 profissionais por sua habilidade e por seu conhecimento no preparo e na apresentação de cafés espressos, bebidas com leite vaporizado e originais de assinatura, assim como pelo conhecimento da indústria e dos produtos que utilizam. O campeão nacional, que será anunciado amanhã, ganhará o direito de representar o Brasil no campeonato mundial dessa categoria, que ocorre, entre 1º e 4 de maio de 2024, na World of Coffee Busan, na Coreia do Sul.

Entre os momentos mais aguardados do dia, esteve a Premiação do 7º Cupping de Cafés Especiais do ATeG/C+F, organizada pela Federação de Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg). A competição que envolve produtores mineiros recebeu este ano um número recorde de 1845 amostras, que chamaram atenção dos jurados por sua qualidade. O processo, que começou em maio, foi concluído na tarde de hoje em um auditório lotado com mais de dois mil produtores.

Também ocorreu o tradicional café da manhã da Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil (IWCA), discutindo as ações e oportunidades femininas no setor. Encerrando o dia, o Sebrae Minas anunciou os vencedores da 2ª edição do prêmio de qualidade Chapada de Minas, que reconhece o trabalho dos cafeicultores locais em relação à visibilidade de origem e identidade do café.

Sobre a Semana Internacional do Café

Desde seu lançamento, em 2013, a SIC gera grandes oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro, olhando tanto para o mercado nacional quanto internacional. Neste ano, são esperadas mais de 20 mil pessoas, de até 40 países, abrindo espaço para conexões e transações comerciais para todo o setor.

A SIC tem foco nas transações B2B, incluindo desde produtores de café, passando por representantes de empresas que atuam em todas as etapas da cadeia produtiva de seleção, processamento e embalagem do grão – chegando até grandes e pequenos empresários do setor, como por exemplo pessoas que estejam se preparando para abrir uma cafeteria. Além disso, o evento conta com a participação de agrônomos, mestres de torra, baristas e representantes de setores complementares, como o de leites vegetais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: