Entretenimento
‘Duelo na Fronteira’ 2024: Boi Malhadinho se consagra com o bicampeonato

O Boi Malhadinho é o bicampeão do Festival Folclórico Duelo na Fronteira 2024, que aconteceu durante três dias em Guajará-Mirim (RO). Com 835 pontos, o boi consagrou o bicampeonato.
Cada agremiação teve 2h30 de apresentação na arena e durante o processo de apuração, uma comissão de jurados avaliou 21 critérios das duas equipes.
Após a confirmação do título, a torcida do Malhadinho comemorou a premiação, uma das mais importantes da região.
Neste ano, o boi Malhadinho abordou o tema “Tekohá: Esse Chão é Nossa Essência”, com o objetivo de exaltar a ancestralidade indígena da região.
Durante a apresentação no primeiro dia, várias indumentárias entraram na arena mostrando que a cultura dos povos originários e quilombolas está mais que viva. Além de abordar temas e lendas, a apresentação também deu espaço para apresentar a cultura do Divino Espírito Santo, que acontece às margens do Rio Guaporé entre Brasil e Bolívia.
No segundo dia, apresentou sobre a celebração da vida e resistência dos povos e levou como lenda amazônica “A Lenda do Pirarucu”, que conta a história de um jovem indígena, cruel e egoísta que foi transformado em um peixe gigante.
*Com informações do G1 Rondônia