Política
Dra. Taíssa solicita, em caráter de urgência, policiamento ostensivo em escolas do estado
Pedido vem após a onda de ataques e ameaças à comunidade escolar.
“Nesta semana estive reunida com várias mães que esperavam seus filhos saírem da escola. Elas relataram o temor depois dos ataques registrados e algumas até pensam em não enviar mais seus filhos, pois temem que o mesmo ocorra na comunidade”, justifica a parlamentar.
No documento, direcionado à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Dra Taíssa chama a atenção para a situação das escolas nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, onde o efetivo policial se encontra limitado, além da recorrente sensação de insegurança na região de fronteira.
A parlamentar lembra, ainda, que é dever do poder público garantir a segurança pública em todos os espaços, assim como discutir e implementar medidas preventivas como o acompanhamento psicológico de alunos dentro das escolas. “Se ameaças ou casos concretos voltarem a ocorrer em maior número e os pais sentirem que não há garantias e segurança para enviar seus filhos à escola, podemos ter sérios impactos no ano letivo de muitos alunos que correm o risco de serem impedidos de ir à aula por temor dos pais. Por isso, o estado precisa dar uma resposta o quanto antes, seja por meio de maior segurança e de investimento em serviço psicológico dentro do ambiente escolar”, finaliza a deputada.
Nesta semana, a deputada já havia chamado a atenção para o assunto durante sua fala no Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALERO), onde reforçou a necessidade mais segurança e elogiou iniciativas, como a operação Escola Segura, do governo do estado.
Texto: Carol Bentes/Assessoria parlamentar
Foto: Assessoria parlamentar