Conectado por
Rondônia, quinta, 10 de outubro de 2024.




Nacional

Dia das Crianças BH: De tatuador a arquiteto, sonhos são desenhados em oficina


Compartilhe:

Publicado por

em

Crianças espalhadas em uma sala desenham e colorem livremente sob os olhares atentos dos pais. Renato, de 5 anos, quer ser tatuador e rabiscar um tigre de olhos verdes na pele de alguma pessoa. Já Francisco, de 7, pretende ser arquiteto e projetar um prédio gigante em algum lugar bonito. O sonho de ambos é colocado no papel durante uma oficina de desenho gratuita, no Ponto Cultural CDL, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. 

O evento, realizado na manhã deste sábado (8), foi em comemoração ao Dia das Crianças, que será celebrado na próxima quarta-feira (12), e faz parte da programação da Primavera dos Museus. Além da oficina, as crianças e acompanhantes fizeram uma visita mediada de 30 minutos pelo Ponto Cultural, onde puderam conhecer a história de BH desde o início. 

Mariana Santos, coordenadora de projeto de Pesquisa de Desenvolvimento e Inovação (PDI), é mãe do garoto Renato, e aproveitou a oficina para trazer o filho. “Ele gosta de desenhar. Em casa, a gente o estimula e ele diz que vai ser tatuador,” conta Mariana. Mas, Renato tem um plano B, caso não consiga fazer da tatuagem a sua profissão. “Quero ser jogador de futebol,” revela o menino. 

Na mesa ao lado, Nicole Barbosa, de 8 anos, desenha um objeto não identificado. A garota com um laço branco no cabelo está acompanhada do pai, o eletricista de manutenção Rodrigo Gonçalves. Ele diz que ela é filha única, e que sempre aproveita essas oportunidades para curtir um tempo com a menina. “É a segunda vez que eu a trago. É sempre muito divertido,” destacou Rodrigo.

A mentora da oficina é a artista plástica Iara Ribeiro, que propôs uma atividade inversa para as crianças. Ao invés de elas desenharem no papel branco e colorirem com lápis de cor, os meninos fizeram desenhos no papel preto, usando cores claras. “É um momento para estimular o contato com a arte ainda na infância, o que acho muito importante. Eu propus um desafio e eles gostaram muito. Depois, vieram me mostrar, bem empolgados. Então, é uma oportunidade para estimular a criatividade deles,” enfatizou Iara. 

O Ponto Cultural CDL 

O Ponto Cultural CDL é um espaço de exposição que trata do comércio e de sua relação com a cidade de Belo Horizonte. Traz a história da capital mineira a partir do desenvolvimento do comércio, desde sua fundação até os dias atuais, de uma forma original, interativa e inovadora, levando os visitantes do século XVIII ao século XXI. 

Durante o ano, algumas atividades são desenvolvidas no local. Neste mês das crianças, a CDL aproveitou a data para que os pequenos conhecessem um pouco da cidade onde vivem. Até o final do ano, outras duas ações, como a que ocorreu neste sábado, estão previstas no calendário da CDL. 

“Qualquer pessoa pode trazer os filhos, sobrinhos para participar. A ideia é que as crianças conheçam o Ponto Cultural, a história de Belo Horizonte e do comércio, e ainda, que elas aproveitem bastante,” conta Janaíne Timóteo, Analista de Inovação e Cultura da CDL/BH. 

O Ponto Cultural fica aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 16h. A entrada é gratuita. O espaço está localizado na avenida João Pinheiro, nº 495, no bairro Boa Viagem, em Belo Horizonte. 

Fonte: O tempo

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: