Conectado por
Rondônia, quarta, 03 de julho de 2024.




Saúde

“Dia D de Vacinação contra a Pólio” acontece neste sábado (8) em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

Dados da Divisão de Imunização da Semusa apontam que 32 mil pessoas estão aptas para tomar o imunizante nesta campanha em Porto Velho. A vacina contra a pólio é direcionada para crianças menores de 5 anos. A ação acontece em todas as unidades básicas de saúde do município das 8h às 17h. Confira neste link os endereços das unidades de saúde de Porto Velho. Pais ou responsáveis devem levar as crianças à unidade de saúde mais próxima de sua residência, tendo em mãos o cartão do SUS ou CPF.

O Dia D de Vacinação contra a pólio faz parte das estratégias da Semusa para elevar os índices de imunização da doença. Durante o Dia D, além da vacina da pólio, a Semusa também vai disponibilizar todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização para as crianças menores de 5 anos. Elizeth Gomes, coordenadora de Imunização da Semusa, explica que o objetivo é garantir a proteção integral dessa população. “A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. Portanto, precisamos que os pais levem seus filhos para serem vacinados, e assim garantirmos essa proteção”.

ESQUEMA VACINAL

O esquema vacinal contra a poliomielite é composto por três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha). Nesta campanha, todas as crianças menores de 5 anos devem tomar a vacina contra a pólio, mesmo que já tenham completado o esquema acima.

O QUE É A PÓLIO?

A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, através do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacina é o método preventivo mais eficaz nesse caso.

No Brasil, o último caso da doença foi registrado em 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023, a federação nacional foi classificada como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC), devido à baixa vacinação.

NÚMEROS

Segundo a Divisão da Imunização da Semusa, em 2023, Porto Velho registrou 86% de cobertura vacinal contra a poliomielite, resultado que está abaixo da meta de 95% do Ministério da Saúde. “A poliomielite é uma doença grave que mata ou pode deixar sequelas nessas crianças. Então, pais, nós precisamos do apoio de vocês, levem seus filhos para se vacinarem contra essa doença. O Dia D é uma estratégia para facilitar o acesso a esse imunizante. Não deixe de vacinar seus pequenos”, destaca a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati.

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: