Geral
Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em 12 cidades
A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em 12 cidades do país que foram atingidas por desastres naturais. O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

A maioria dos municípios entrou em situação de emergência por causa das chuvas intensas. É o caso das cidades alagoanas de Feira Grande, Atalaia e Capela; Jaqueira, Terezinha e Iati, no estado de Pernambuco; Parnamirim, Macaíba e Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte.
O município de Presidente Jânio Quadros, na Bahia, a situação de emergência foi motivada pela estiagem que atinge a região. No Rio Grande do Sul, os municípios de Segredo e Vacaria tiveram asituação reconhecida por conta da queda de granizo.
A situação de emergência pode ser solicitada pelas prefeituras em casos de desastres naturais que comprometam parcialmente a capacidade de resposta do poder público local. Quando os danos causados pelo desastre são mais intensos, também é possível pedir o reconhecimento de estado de calamidade pública.
Os municípios que têm a situação de emergência reconhecida podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atender a população afetada. Com isso, as prefeituras têm mais condições de restabelecer os serviços essenciais e reconstruir a infraestrutura pública que tenha sido danificada.
Para solicitar o reconhecimento desse tipo de situação, os agentes municipais devem utilizar o sistema S2iD — que é o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A plataforma é online, e está disponível no endereço s2id.mi.gov.br.
Meio Ambiente Brasília 13/07/2022 – 21:13 Roberto Piza / Beatriz Arcoverde Daniel Ito – Repórter da Rádio Nacional Defesa Civil Nacional quarta-feira, 13 Julho, 2022 – 21:13 1:44
Fonte: Ag. Brasil


