Conectado por
Rondônia, quinta, 03 de outubro de 2024.




Política

De Rondônia, por enquanto, apenas Bagattoli assinou PEC que põe fim ao Voto Secreto


Compartilhe:

Publicado por

em

Dos representantes de Rondônia no Senado Federal, apenas o senador Jaime Bagattoli (PL) assinou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que põe fim ao voto secreto das autoridades. O dispositivo tem como primeiro signatário o senador Jorge Seif (PL-SC) que justificou que “votar de forma aberta e transparente não é só um ato de responsabilidade, mas é um compromisso de honestidade e integridade com o nosso público”.

Da região norte, apenas cinco senadores assinaram, até o momento, a proposta. Vale lembrar que Rondônia possui ainda como representantes os senadores Marcos Rogério (PL) e Confúcio Moura (MDB). O texto precisa de 27 assinaturas para começar a tramitar no Senado. Segundo a última atualização, a matéria precisa apenas de sete senadores.

Na tribuna do Senado, o parlamentar de Santa Catarina argumentou que a transparência é exigida pela população brasileira, que tem o direito de saber como seus representantes estão votando, especialmente em decisões que moldam o futuro da nação, como de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Sou favorável à PEC que acaba com o voto secreto parlamentar na eleição de autoridades. Inclusive, integrei a lista dos senadores que assinaram apoio à proposta”, comentou o senador Jaime Bagattoli.

Nos bastidores do Congresso Nacional, muitos consideram a PEC como uma “manobra” para dificultar a aprovação do Ministro da Justiça do Governo Lula, Flávio Dino, para o STF. Amanhã, Dino será sabatinado no Senado. Os parlamentares contrários ao ministro pretendem fortalecer um movimento, visando explorar a elevada rejeição ao nome de Dino.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: