Conectado por
Rondônia, quarta, 26 de junho de 2024.




Polícia

Crimes de desvio de recursos públicos são identificados em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Na manhã dessa quinta-feira (13), a Polícia Federal (PF) realizou uma operação contra crimes de desvio de recursos públicos, falsidade ideológica e outros crimes em cinco municípios de Rondônia e no Mato Grosso, totalizando um prejuízo de quase R$ 3 milhões.

As investigações iniciaram com uma denúncia indicando irregularidades na contratação e execução de obra de pavimentação em vias urbanas do município de Rondolândia, no Mato Grosso.

A PF explicou que no decorrer das investigações foram identificadas as mesmas irregularidades em Jaru, Theobroma, Ji-Paraná, Ministro Andreazza e Cacoal.

Em nota, a Prefeitura de Cacoal esclareceu que a cidade teve como alvos somente empresários do setor da construção em que a empresa tem sede no município. A empresa em questão não tem nenhum contrato ativo com a prefeitura de Cacoal e, o objeto da operação “obra de pavimentação em blocos sextavados” não é utilizado na Capital do Café. Nós não utilizamos sextavados desde 2020, cenário que foi modificado com o trabalho do prefeito Adailton Fúria na aquisição da usina asfáltica e reforça que colabora sempre com a transparência e acesso a informação tanto para com as autoridades quanto para a imprensa como um todo.

A Prefeitura de Ministro Andreazza, também se manifestou através de nota, confira abaixo:

O Municipio de Ministro Andreazza, vem por meio desta Nota, esclarecer a população em geral, que a Prefeitura de Andreazza não foi alvo de operação da Polícia Federal. A empresa investigada mantém contratos com o município de Rondolândia-MT, em processo de licitação para contratação e execução de obras de pavimentação em blocos sextavados em vias urbanas do município de Rondolândia-MT, com drenagem e calçadas. A Cidade de Ministro Andreazza teve como alvo um servidor do Municipio de Rondolândia-MT, que reside na cidade. A empresa investigada não possui nenhum contrato ativo com a prefeitura de Ministro Andreazza, sendo que a gestão do Prefeito Milla da Agricultura e Vice-Prefeito Fofão, administra os recursos públicos com total lisura e transparência, zelando pelo bem público, promovendo o bem estar social e o crescimento econômico na região.

Outra Prefeitura que se manisfestou foi a de Jaru, confira abaixo:

A Prefeitura de Jaru, esclarece que não possui qualquer ligação com a operação deflagrada pela Polícia Federal na última quinta-feira (13). Quando na ocasião foram cumpridos mandados de busca e apreensão no município. No momento oportuno esclarece ainda, que não realiza pavimentação em blocos sextavados e não utilizou recursos do Programa FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), para obras de pavimento asfáltico). A Prefeitura de Jaru, reafirma o seu compromisso com a transparência e legalidade na gestão e aplicação dos recursos públicos.

Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão após ser constatado que houve manipulação no processo de licitação e favorecimento de uma empresa em Rondolândia (MT), o que gerou desvio de dinheiro público por possíveis fraudes cometidas por servidores municipais.

A Polícia Federal informa ainda que o processo licitatório utilizava recursos do Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: