Conectado por
Rondônia, segunda, 23 de setembro de 2024.




Geral

Covid-19: distribuição da vacina começa e imunização é antecipada


Compartilhe:

Publicado por

em

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso emergencial de 6 milhões de doses da CoronaVac, o Ministério da Saúde começou a distribuição para todos os estados e o Distrito Federal. Inicialmente, a vacinação estava prevista para começar na quarta-feira (20), mas, a pedido dos governadores, o ministério autorizou que a vacinação começasse logo após a chegada dos imunizantes.
Foi o que destacou nessa segunda-feira o ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

“Nós tínhamos uma previsão de fazer toda a logística hoje e os estados fazerem a logística amanhã para os municípios. E, a partir daí, a gente iniciar a campanha na quarta-feira. Os governadores, em comum acordo, me solicitaram que eu acelerasse ao máximo a distribuição para que eles pudessem começar imediatamente ainda hoje. Então aquilo que era planejado até hoje, às 8 horas da manhã, para acontecer durante o dia, está sendo encurtado para atender os pedidos dos governadores”.

O transporte das vacinas é feito por aviões da Força Aérea Brasileira, aeronaves comerciais e caminhões. Ao todo, são:

  • 337.332 doses para a Região Norte;
  • 683.924 para o Nordeste;
  • 1.202.090 doses para o Sudeste;
  • 357.821 para a região Sul e
  • 273.393 para o Centro-Oeste

Além da CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, a Anvisa autorizou o uso emergencial de 2 milhões de doses da Covishield, da universidade inglesa de Oxford e do laboratório AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz e fabricada pelo Instituto Serum, da Índia.

A expectativa inicial era que as doses da Covishield chegassem no sábado, mesmo dia em que a vacinação começou na Índia, depois passou para o domingo e agora não tem mais uma data exata.

De acordo com o ministro Eduardo Pazuello, o governo negocia diplomaticamente com a Índia e as vacinas podem chegar ainda esta semana. Nessa segunda-feira, Pazuello participou de uma reunião no Palácio do Planalto, com o presidente Jair Bolsonaro e o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy. O ministro afirmou que este encontro fez parte das negociações. “Todos os dias nós temos tidoreuniões diplomáticas com a Índia. O fuso horário é muito complicado. Não há uma resposta positiva de saída até agora, mas está sinalizado para os próximos dias desta semana o embarque da carga para cá”.

A Anvisa informou que recebeu nessa segunda-feira um novo pedido de uso emergencial da CoronaVac, enviado pelo Instituto Butantan. Dessa vez, é para um lote com 4,8 milhões de doses, já envasadas no Brasil. Os documentos estão em análise e, se estiver tudo correto, começa a contar nesta terça-feira o prazo de 10 dias corridos para a agência responder.

E o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski pediu que o Ministério da Saúde atualize o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, incluindo o cronograma com as fases de imunização. O compromisso de atualizar o plano mensalmente foi assumido pelo governo federal no âmbito de uma ação que pede uma campanha nacional de vacinação, movida pelos partidos PCdoB, PSOL, PT, PSB e Cidadania, no Supremo.

Saúde Transporte é feito pela FAB, aviões comerciais e caminhões Brasília 18/01/2021 – 21:57 Victor Ribeiro vacina CoronaVac distribuição de vacinas Estados Victor Ribeiro segunda-feira, 18 Janeiro, 2021 – 21:59 3:42

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: