Conectado por

Educação

Consumo exagerado de drogas traz impactos para a sociedade e para usuário


Compartilhe:

Publicado por

em

Universitários do curso de Biomedicina da UNAMA Porto Velho, realizaram uma feira de toxicologia. O objetivo foi mostrar como o uso exagerado de drogas afeta a sociedade e o indivíduo, mostrando níveis e parâmetros de intoxicação, casos de dependência química e formas de diagnosticar a presença das substâncias no organismo. 


Para Juliana Januário, aluna do 8º período do curso de Biomedicina da Instituição de Ensino Superior, a abordagem desse tema na feira foi fundamental. “Abordamos os Benzodiazepínicos e Barbitúricos, medicamentos que atuam no Sistema Nervoso Central, promovendo efeitos sedativos e ansiolíticos. Foi uma forma de conscientizar sobre o uso responsável, destacando os riscos associados ao seu uso inadequado e a importância do acompanhamento médico”. 

“Quando administrados em doses elevadas ou de forma frequente, podem causar diversos malefícios à saúde, como dependência química, tolerância (necessidade de doses maiores para obter o mesmo efeito), intoxicações graves, prejuízos cognitivos, dificuldade de concentração, confusão mental, depressão respiratória e, em casos extremos, coma ou morte”, concluiu a estudante.

“Em prol de contribuir com o conhecimento da população, decidimos abordar os riscos ao fazer uso de drogas, expondo os sinais que o paciente pode apresentar. Além disso, enfatizamos as técnicas de diagnóstico para quantificar a presença dessas substâncias no organismo”, explicou Sâmia Lorena, professora do curso de Biomedicina da UNAMA Porto Velho. 

 

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: