Geral
Combustível sintético pode ser mais sustentável que o petróleo
A corrida para substituir os combustíveis fósseis tem um candidato que não utiliza o petróleo e dá chance aos carros movidos à combustão: o e-fuel, que é produzido a partir do hidrogênio, presente na água, e do dióxido de carbono, do ar.
Esse combustível sintético pode ser utilizado nos motores atuais e tem a mesma eficiência. Ele é considerado mais sustentável, porque usa o gás carbônico, responsável pelo aquecimento global.
A produção, no entanto, tem um custo alto, segundo o mentor de energia à combustão da SAE Brasil, o engenheiro Everton Lopes.
O combustível sintético vai demorar para chegar ao mercado, mas, segundo Everton, no Brasil já existe uma alternativa melhor.
O engenheiro diz que o combustível sintético é interessante para uso longe de centros urbanos, como em caminhões de transporte rodoviário e aviões.
Segundo estudo europeu, as emissões de outros gases nocivos à saúde humana são iguais aos dos combustíveis de petróleo.
Pesquisa e Inovação Brasília 28/03/2022 – 16:45 Sâmia Mendes – GT Passos Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional combustível sintético Petróleo e-fuel segunda-feira, 28 Março, 2022 – 16:45 1:35
Fonte: Ag. Brasil