Conectado por
Rondônia, quinta, 10 de outubro de 2024.




Nacional

Chuvas em Pernambuco: Bolsonaro lamenta e anuncia ações


Compartilhe:

Publicado por

em

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (28) que está atento à situação alarmante vivida por cidades pernambucanas e de outros Estados do Nordeste e afirmou que o momento é difícil para todos. Em suas redes sociais, ele elencou as primeiras ações que o governo está tomando para lidar com a situação.

“Estamos atentos às fortes chuvas que atingem Pernambuco e outros estados do nosso Nordeste. Determinei ao Ministério do Desenvolvimento Regional o monitoramento ininterrupto da situação, com o envio de equipes para prestar o auxílio necessário às autoridades locais no socorro às regiões afetadas”, explicou o presidente.

Segundo ele, após um sobrevoo em áreas atingidas no Estado vizinho de Alagoas, o governo já havia publicado o reconhecimento federal de emergência em 13 municípios e liberou de forma imediata R$ 2,5 milhões para ações de socorro e assistência humanitária para duas cidades.

“Mobilizamos ainda nossas Forças Armadas, o Minisdtério da Defesa e o da Cidadania para o deslocamento de equipes à Grande Recife para auxiliar nas operações de socorro e prestar todo o auxílio necessário às famílias atingidas”, disse.

O presidente ainda afirmou que mais recursos serão liberados em breve. “Mantemos hoje R$ 1 bilhão disponíveis para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, e que ainda podem ser usados na reconstrução de casas destruídas em razão das chuvas e infraestruturas públicas”, explicou.

Em sua mensagem, o presidente prestou solidariedade às vítimas da tragédia, que já matou mais de 30 pessoas e deixou centenas de outras ilhadas. “Nossos mais profundos votos de pesar e solidariedade às vítimas desse triste desastre, bem como as famílias que tiveram seus bens destruídos pelas chuvas. É um momento difícil para todos. Faremos o que estiver ao nosso alcance para amenizar essa dor. Que Deus abençoe a todos!”, afirmou.

Mais cedo, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, anunciou a criação de uma força-tarefa composta por várias pastas para tratar do assunto. O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, por sua vez, afirmou que o Exército já havia sido “pré-acionado” para socorrer as vítimas.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Fonte: O tempo

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: