Conectado por
Rondônia, quarta, 26 de junho de 2024.




Nacional

CCXP 2023 consagra o ‘épico’ por uma década; veja os melhores momentos


Compartilhe:

Publicado por

em

Ela veio, impressionou e trouxe gente de fora e de dentro, consagrando aquilo que utiliza como jargão: a vivência do “épico”. Neste domingo, 3, ocorreu o encerramento da 10ª CCXP no Brasil, que concluiu os trabalhos com uma mistura de talentos internacionais que fez o pavilhão do São Paulo Expo tremer.

Para além do sucesso — a CCXP tornou-se tão grande que ultrapassou o original em San Diego e se consolidou como o maior evento geek do mundo —, o festival atingiu um novo patamar no mercado brasileiro de entretenimento. Ela pautou os estúdios internacionais, que organizam suas agendas de acordo com o calendário do evento brasileiro.

“A gente conseguiu construir um evento de cultura mesmo, uma luz muito forte para a indústria. Os estúdios, hoje, reconhecem a importância do Brasil nesse calendário; eles programam seus lançamentos contando com a CCXP”, afirma Roberto Fabri, o “Beto”, VP de conteúdo da CCXP, em entrevista à EXAME em maio deste ano.

São diversas as formas de “viver o épico”, como os próprios organizadores da CCXP tanto falam. Pode ser no frenesi de encontrar alguns dos artistas favoritos nos palcos do evento, como Timothée Chalamet, Jason Momoa, Zendaya, Chris Hemsworth, Joseph Morgan, Jodie Foster e tantos outros. Pode ser também reencontrando amigos vestidos dos seus cosplays favoritos ou mesmo tendo a oportunidade de compra (e venda, pela perspectiva das marcas) de algum item extremamente raro ou exclusivo.

Pensando nessa celebração da comunidade de fãs brasileira, a EXAME POP separou alguns dos momentos mais incríveis da CCXP para compartilhar com vocês. Veja abaixo:

Chuva de autógrafos

Desde o ano passado, o Omelete resolveu mudar um pouco seu palco na CCXP: transportou-o para uma área nobre do pavilhão e fez dele um espaço único para ver de perto as celebridades que passaram pelo evento. Este ano, no entanto, o palco não só cresceu como também permitiu que os fãs garantissem uma selfie ou autógrafo com alguns dos atores.

Entre as várias estrelas que estiveram na CCXP, uma das principais foi Chris Hemsworth, que dedicou cerca de 20 minutos apenas para tirar fotos com os fãs e autografar credenciais na quinta-feira, 30, primeiro dia do evento.

Painéis que arrepiaram os fãs

E por falar em famosos, outra experiência que deixou os fãs verdadeiramente malucos foram os painéis da CCXP.

Neste ano tão especial, a homenageada foi Xuxa Meneghel, de 60 anos. Além de ter feito sucesso com o documentário “Xuxa – O Documentário”, lançado em julho pela Globoplay, a apresentadora tem participado de uma série de outros filmes, novelas e séries da TV Globo. A Rainha dos Baixinhos definitivamente não passou despercebida pelo evento: recebeu até um prêmio pelos seus 40 anos de carreira.

O painel de “Furiosa”, da franquia de “Mad Max” também mostrou que a CCXP pode ir longe quando o assunto é trazer gente incrível para o Brasil. Para divulgar o filme, a Warner Bros trouxe o elenco, composto por Anya Taylor-Joy e Chris Hemsworth, sob direção de George Miller, para um painel no primeiro dia da CCXP23, realizado nesta quinta-feira, 30. 

Zack Snyder foi ainda mais além: não só trouxe o elenco de seu novo filme, “Rebel Moon”, como também fez com que somente os fãs brasileiros da CCXP assistissem ao longa em primeira mão. A produção estreia na Netflix em 15 de dezembro.

A HBO Max também não deixou os fãs na mão: trouxe trailers novos de “True Detective”, o tão esperado teaser da segunda temporada de “A Casa do Dragão” e inspirou os brasileiros com o painel de “Cidade de Deus”. Jodie Foster, Steve Toussaint, Ewan Mitchell, Roberta Rodrigues e Alexandre Rodrigues foram alguns dos talentos que participaram do evento.

Os fãs dos games também foram contemplados (e muito). A Prime Vídeo trouxe o elenco de “Fallout”, cujo lançamento está marcado para 2024, e recebeu o elenco Ella Purnell, Aaron Moten, Walton Goggins, além do diretor e produtor, Jonathan Nolan, e co-showrunner Graham Wagner. Já a Paramount+ enlouqueceu os fãs com a segunda temporada de Halo, com a presença de Joseph Morgan e Pablo Schreiber.

E para fechar o evento, os atores de “Duna 2” fizeram história na CCXP. A Warner trouxe os atores Timothée ChalametZendaya, Austin Butler e Florence Pugh, além do diretor Denis Villeneuve para falar da segunda parte de “Duna” e ainda concedeu aos fãs da CCXP um baita presente: exibiu os 10 primeiros minutos do filme, que tem estreia prevista somente para 2024.

Depois da exibição, Villeneuve ainda concedeu outra cena de mais de 6 minutos, que mostra a primeira vez que Paul Atreides (Timothée Chalamet) doma e monta em um verme de areia.

O painel de “Aquaman 2”, último da CCXP, consagrou a volta de Jason Momoa ao evento, que veio para a primeira edição da convenção, em 2013. Além de falar sobre o retorno do super-herói, Momoa também anunciou um trailer e quase 15 minutos de cenas exclusivas do novo filme, com estreia prevista para 21 de dezembro deste ano.

Casamento e cenas emocionantes

Mas nem só de artista famoso vive a CCXP: os estandes de estúdios e marcas também fizeram história na décima edição do evento. No espaço da Roku, por exemplo, rolou até “casamento” com fãs geeks, com direito a trajes temáticos, certidão de casamento, foto impressa e até lembrancinhas. 

Foi um recorde também de momentos emocionantes. Teve criança chorando por ver todas as atrações da Maurício de Sousa Produções (MSP) tão de pertinho, reencontro de fãs, cosplayers emocionados e muito amor envolvido.

Rock na CCXP

O reduto da cultura pop esse ano também abrangeu a música. Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, transformou o palco Thuder em um verdadeiro show.

O artista também comentou sobre a taxação dos ingressos no Brasil e abriu um debate sobre o uso de inteligência artificial na música.

Pode entrar, cinema nacional: a casa é sua!

Tentando driblar a greve dos atores em Hollywood, a CCXP convidou uma série de artistas brasileiros a seus painéis e outras ativações. E o resultado foi positivo: os fãs curtiram a presença do cinema nacional nos palcos e vibraram com as oportunidades de conhecer os grandes talentos do Brasil.

Foram destaques os painéis de “O Auto da Compadecida 2“, “Cidade de Deus”, “Drag Race Brasil” e “Mamonas Assassinas – o Filme”.

Grande Artist’s Valley, na verdade, gigante!

O coração da CCXP também mudou de lugar: saiu do centro do evento e ficou logo na porta, um lugar de destaque para quem entrava na convenção ou ia embora dela. Esse ano, foram mais de 500 artistas cadastrados no local.

Entre as temáticas dos itens vendidos, vários “prints” de artes baseadas em grandes produções do cinema, muito conteúdo autoral e brasileiro. “Este é o terceiro ano em que participo do festival. Desta vez, eu percebo que o movimento tem sido bom para vários expositores, principalmente porque a maior parte do público que vem à CCXP tem bastante interesse em quadrinhos”, disse a quadrinista Helô D’Angelo em entrevista à EXAME. 

Recorde de marcas presentes

A 10ª edição da Comic Con Experience (CCXP) bateu recorde de marcas participantes. O evento, realizado entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, no São Paulo Expo, contou com 105 empresas de diversos segmentos.

Entre os patrocinadores da CCXP23, estão Banco do BrasilClaroFantaBIS e Gov.br. Já os parceiros de conteúdo são Adult SwimAmazon PrimeApple TV+Cartoon NetworkCrunchyrollGloplayH2O FilmsHBO MAXImagem FilmesMSPNetflixOmeleteParamount +Paris FilmesSony PicturesThe EnemyWarner e X-Box.

Viva o épico

Em 2023, a CCXP levou milhares de fãs ao Expo. O momento foi particularmente difícil: a greve dos atores prejudicou o muito a agenda dos estúdios para trazer talentos, e os anúncios das estrelas internacionais veio de última hora.

Mesmo assim, o evento mostrou aquilo que faz de melhor: promoção de comunidade. E assim se foi mais um evento, que já deixou os fãs aguardando pela edição de 2024.

Fonte: Exame

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: