Conectado por
Rondônia, quarta, 02 de outubro de 2024.




Nacional

Carlos França diz que estuda evacuar brasileiros para Romênia e Polônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Em decorrência da guerra iniciada entre Rússia e Ucrânia, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, foi o convidado da live do presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta quinta-feira (24). 

Ele adiantou uma parte do plano de evacuação dos cerca de 500 brasileiros que se encontram em território ucraniano. 

“Em contato com o Ministério da Defesa, nós já estamos elaborando um plano de contingência para retirada desses cidadãos brasileiros”, afirmou o ministro.

“Não podemos soltar os detalhes ou anunciar com muita antecedência, mas esse plano envolve contato com países vizinhos [à Ucrânia] como, por exemplo, a Polônia e a Romênia, e claro, negociação intensa com as autoridades ucranianas que têm o controle do território”, acrescentou.

Ainda de acordo com França, os brasileiros serão retirados apenas quando for seguro. “Nós só vamos retirar os brasileiros daquela região quando tivermos as condições ideais de segurança e que possamos garantir que o trajeto até um país vizinho ou até o Brasil ocorra de maneira segura e ordenada”, destacou.

Poucas horas antes da live, em coletiva de imprensa no Palácio do Itamaraty, em Brasília, o embaixador Leonardo Gorgulho, secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, informou que os brasileiros localizados na Ucrânia deverão se cadastrar no consulado para obter informações sobre a evacuação.

Ele explicou a diferença entre “evacuação” e “resgate”. Segundo o secretário, resgate envolve o envio de algum meio de transporte para retirada dos brasileiros, enquanto a evacuação pode ocorrer de forma mais rápida, com a destinação dos cidadãos para outros países que não estão envolvidos no conflito.

No entanto, Gorgulho alertou que ainda não é possível resgatar os 500 brasileiros presentes no país devido ao fechamento do espaço aéreo ucraniano. Até o momento, segundo Gorgulho, foram cadastrados 160 brasileiros no consulado presente na Ucrânia.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes  

 

Fonte: O tempo

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: