Geral
Brasil tem 2,287 milhões de casos e 84 mil mortes por coronavírus
O boletim epidemiológico semanal divulgado pelo Ministério da Saúde indica que, em comparação com outros países, o Brasil teve, pela primeira vez, uma redução expressiva do número de novos casos da Covid-19. Do dia 12 ao dia 18 de julho, o país teve 235 mil novos casos da doença, enquanto na semana do dia 5 ao dia 11, houve 263 mil novos registros.
O Brasil chegou a liderar, por mais de um mês, o ranking das novas notificações, mas desde meados de junho se mantém em segundo lugar. Os Estados Unidos tiveram uma disparada do número de casos após aplicar testes em massa e, só na última semana, tiveram 463 mil novos infectados pelo coronavírus. É uma média de 66 mil casos por dia.
Mas as autoridades de saúde estão preocupadas. Nessa quarta-feira, o Brasil registrou 67.860 novos casos da Covid-19. E, apesar de o número de registros no país ser menor que o dos Estados Unidos, o Brasil testou apenas 5 milhões de pessoas, o que representa cerca de 10% da meta anunciada pelo Ministério da Saúde.
Além disso, desde o fim do mês de maio, o Brasil lidera o ranking mundial de mortes semanais, com o recorde de 7.303 vidas perdidas na última semana. No mesmo período, os Estados Unidos tiveram cerca de 2.200 mortes a menos.
Nesta quinta, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participou de uma entrevista coletiva no Paraná. Pazuello comentou sobre a responsabilidade dos gestores locais e federais nas decisões sobre distanciamento social, retomada das atividades econômicas e oferta de atendimento médico à população.
O ministro começou nessa quarta-feira uma série de visitas aos estados da região Sul do país, a única em que todos os estados tiveram mais infecções e mais mortes que na semana anterior. O relatório semanal do Ministério da Saúde indica que nas regiões Norte e Nordeste a maioria dos estados registra redução das contaminações e estabilização do número de mortes.
No Sudeste, todos os estados reduziram o número de novos casos. Em Minas Gerais, as mortes aumentaram; em São Paulo e no Espírito Santo têm se mantido estáveis e; no Rio de Janeiro, a quantidade de vítimas diminuiu.
No Centro-Oeste, Mato Grosso e Goiás tiveram redução de infecções e estabilização de mortes, mas em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, os casos se mantiveram estáveis, com aumento do número de mortes.
E o Ministério da Saúde atualizou o balanço diário da pandemia do novo coronavírus. Nessa quinta-feira, o Brasil registrou 59.961 novas notificações de contaminação, com um total de 2,287 milhões de pessoas infectadas. Dessas, 84.082 morreram, sendo 1.311 notificadas nessa quinta.
Fonte: Ag. Brasil