Conectado por

Nacional

Bolsonaro se engana ao considerar inflação dos EUA maior do que a brasileira


Compartilhe:

Publicado por

em

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se equivocou declarar que a inflação dos Estados Unidos é maior do que a brasileira. Enquanto nos EUA o índice chegou a 8,5% em um ano, no mesmo período a inflação brasileira atingiu 11,30%.

A comparação equivocada foi feita em discurso, durante cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (13). O chefe do Executivo federal voltou a considerar que o Brasil não sofreu tantos impactos econômicos, sobretudo na inflação, como outros países, diante da pandemia do coronavírus e da guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Países outros, além de uma inflação muito maior do que a ocorrida no Brasil, como por exemplo Estados Unidos, 8,5%, já existe desabastecimento de alguns produtos”, comparou erroneamente.

“O Brasil é um país que na economia, tem despontado como um daqueles que menos sofreu perante o mundo. Aqui não se tem notícia de escassez de alimentos”, acrescentou ainda, não mencionando o efeito de uma alta inflação nas condições de acesso aos alimentos, principalmente para pessoas de baixa renda.

Em outro momento do discurso, o presidente admitiu que a inflação nos alimentos ainda vai durar por um “longo tempo”, devido ao conflito no Leste Europeu.

“A gente acompanha os problemas a 10 mil quilômetros de distância. A Ucrânia é um grande país exportador de trigo. E isso tem um repique, que é um repique na inflação do mundo todo. Pelo que se tem demonstrado, a inflação na questão alimentar terá que ser convivida por um longo tempo ainda”, afirmou.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: