Conectado por

Rondônia, quinta, 07 de novembro de 2024.


Nacional

Biden tem grandes chances de desistir no fim de semana, dizem democratas em Washington


Compartilhe:

Publicado por

em

Milwaukee – O presidente Joe Biden tem grandes chances de desistir da disputa presidencial dos EUA no fim de semana, disseram integrantes do Partido Democrata, em grupos de conversa, aos quais à EXAME teve acesso.

Biden não tem conseguido conter a onda de pressão para que ele deixe a candidatura, vinda de parcelas cada vez maiores do partido. O senador Chuck Schumer, líder democrata no Senado, teria pedido ao presidente que desista da disputa durante uma conversa no sábado. A conversa foi revelada pela ABC News nesta quarta, 17.

Também na quarta,  o deputado democrata Adam Schiff pediu publicamente que Biden deixe a campanha. “Tenho preocupações sérias se o presidente poderá derrotar Donald Trump em novembro”.

Para completar o dia, Biden foi diagnosticado com Covid e cancelou eventos públicos, segundo a Casa Branca.

O presidente tem dito que quer seguir na campanha, mas não consegue conter as críticas. Doadores disseram que deixarão de dar recursos à campanha, e há um temor de outros candidatos do partido de que a presença de Biden na eleição possa atrapalhar outras disputas locais, como de governador e deputado. Como o voto não é obrigatório, eleitores democratas menos empolgados podem apenas não comparecer às urnas.

Uma pesquisa divulgada pela Associated Press-NORC apontou que quase dois terços dos democratas acha melhor que Biden deixe a disputa.

Crise de Biden

A crise de Biden começou em 27 de junho, quando ele foi muito mal em um debate na TV. O presidente gaguejou em várias respostas e pareceu perdido em muitos momentos.

Duas semanas depois, em 13 de julho, Trump foi alvo de um tiro durante um comício na Pensilvânia. Ele teve um ferimento na orelha e sobreviveu. O caso ampliou o apoio entre seus seguidores. Ao mesmo tempo, o governo Biden foi questionado por falhas de segurança, já que o Serviço Secreto faz a proteção do ex-presidente.

A candidatura presidencial democrata será confirmada na convenção em agosto. Até lá, seria mais fácil fazer a troca de candidato. No entanto, isso só deverá ocorrer se o próprio Biden optar por desistir. Como ele conquistou votos suficientes nas primárias, tem o direito de ser o candidato do partido.

 

Fonte: Exame

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: