Conectado por
Rondônia, sábado, 15 de junho de 2024.




Nacional

Anac fecha Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por tempo indeterminado


Compartilhe:

Publicado por

em

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aplicou medida cautelar que proíbe operações de pouso e decolagem de aeronaves de asa fixa (aviões) no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). Inicialmente, a suspensão seria mantida até 30 de maio.

A medida, de caráter provisório, é válida por tempo indeterminado e será mantida até que a concessionária Fraport Brasil comprove o restabelecimento das condições para as operações aéreas no local. O aeroporto foi inundado em decorrência da catástrofe climática no Rio Grande do Sul.

A determinação veio por meio da Portaria nº 14.654, de 20 de maio de 2024. As aéreas já estavam impedidas pela Anac de comercializar passagens para o terminal. Na terça-feira (21), Gol, Latam e Azul anunciaram uma malha temporária de 28 voos comerciais por semana para a Base Aérea de Canoas (RS). A medida visa manter a conectividade da região e facilitar o transporte de mantimentos e doações.

Segundo a Anac, a decisão de fechar o aeroporto da capital levou em consideração a impossibilidade de utilização do sistema de pistas e, consequentemente, todo o complexo aeroportuário do Salgado Filho, após as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul. “A situação do Aeroporto de Porto Alegre só poderá ser analisada após a diminuição do volume de água no complexo aeroportuário e da avaliação dos danos ocorridos”, disse.

Segundo as aéreas, a operação é fundamental para viabilizar o atendimento às vítimas das chuvas. Com voos comerciais, as cargas podem ser transportadas na barriga dos aviões de passageiros, o que reduz a necessidade dos voos cargueiros, que são mais caros.

A Fraport Brasil, concessionária do terminal de Porto Alegre, foi designada como responsável pela operação comercial em Canoas.

*Com informações do Valor Econômico

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: