Geral
Alimentação fora de casa continua inferior a antes da pandemia
O consumo fora de casa continua em nível inferior ao de antes da pandemia. A frequência com que o brasileiro saiu para comer caiu 9,5% em 2021, se comparada com 2019. Além disso, o consumo total de alimentos e bebidas na rua representa 40% do total gasto pelas famílias com alimentação no ano passado, contra 47% de 2019.
Esses dados constam no relatório Barômetro, da empresa Kantar. O gerente sênior da companhia, Hudson Romano, avalia que tanto o receio de pegar a covid-19 quanto a inflação explicam o nível de consumo na rua abaixo dos volumes de 2019.
É o caso da estagiária Luisa Nunes que diminuiu a frequência aos restaurantes com a família, nos finais de semana, por causa da alta dos preços.
A queda no consumo de bebidas alcóolicas também tem influenciado no comportamento do consumo fora de casa, como destacou o gerente da empresa responsável pela pesquisa no Brasil, Hudson Romano.
Mas a situação não é igual em todas as regiões do país. A pesquisa mostra que as cidades do nordeste e do sul já retornaram aos patamares pré-pandemia no quesito consumo fora do lar. O relatório Barômetro entrevistou mais de 2,3 mil pessoas de sete regiões metropolitanas do Brasil.
Economia Brasília 21/03/2022 – 19:58 Bianca Paiva – GT Passos Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional Alimentação fora de casa Pandemia segunda-feira, 21 Março, 2022 – 19:58 2:26
Fonte: Ag. Brasil