Conectado por

Geral

Acervo fotográfico do Jardim Botânico no RJ será revitalizado


Compartilhe:

Publicado por

em

O acervo histórico fotográfico do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, composto por 15 mil itens, que documentam a biodiversidade brasileira, será revitalizado.

O acervo testemunha as diferentes etapas das práticas científicas no campo da botânica, além de parte significativa da história da instituição bicentenária fundada em 1808 por Dom João VI.

Entre os destaques da coleção estão negativos de vidro, produzidos entre 1900 e 1940. Outros registros importantes são a visita, em 1925, do cientista Albert Einstein ao Jardim Botânico, e fotos do recanto das mangueiras e aleia das palmeira,  copiadas a partir desses negativos de vidro.

O diretor de Conhecimento, Ambiente e Tecnologia da instituição, Marcos Gaspar conta que o trabalho de revitalização inclui diagnóstico, higienização e acondicionamento para a guarda definitiva na reserva técnica do Galpão de Acervo e Memória do Jardim.

A primeira etapa do trabalho vai contar com investimento de R$ 120 mil da Faperj, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Dados do próprio Jardim Botânico apontam a importância da instituição e o interesse que desperta tanto nos cariocas quanto nos turistas. Só de janeiro a maio deste ano, o local recebeu mais de 173 mil visitantes. Mesmo ainda estando abaixo do período pré-pandemia de covid, o número mostra aumento de 51% em relação a igual período de 2021,

Cultura Rio de Janeiro 11/07/2022 – 21:13 Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Jardim Botânico do Rio de Janeiro segunda-feira, 11 Julho, 2022 – 21:13 2:07

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: