Conectado por
Rondônia, domingo, 22 de setembro de 2024.




Geral

Novo coronavírus foi detectado no Espírito Santo 15 dias antes do primeiro caso no país


Compartilhe:

Publicado por

em

Pesquisas realizadas no Espírito Santo indicam que o novo coronavírus já circulava no estado antes do primeiro caso de Covid confirmado pelo Ministério da Saúde no Brasil. Anticorpos do novo coronavírus foram detectados em um morador do Espírito Santo, em amostras de sangue colhidas em 11 de fevereiro deste ano, 15 dias antes da divulgação do que seria o primeiro caso brasileiro de Covid.

 

De acordo com o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, o estado passou a pesquisar amostras para investigação de arboviroses e de doações de sangue, feitas entre dezembro do ano passado até os primeiros meses de 2020.

 

Nós queremos reconhecer que o estado do Espírito Santo vivia uma situação de transmissão comunitária da doença anterior ao dia 26 de fevereiro que foi o primeiro caso confirmado nacionalmente. Nós identificamos uma amostra biológica datado do dia 11 de fevereiro, os anticorpos para a Covid-19 em uma amostra de uma paciente que doou sangue para o Hemoes do município de Guarapari, que não viajou para o exterior, e que apresentou sintomas respiratórios um mês antes da doação de sangue, estando assintomática nos últimos 14 dias anteriores à doação de sangue.

 

Segundo a secretaria de Saúde, familiares deste paciente também foram investigados e apresentaram resultado negativo para Covid. Outros testes serão realizados na cidade de Guarapari para identificar a circulação do vírus no município.

 

Também serão investigados óbitos por arboviroses, que são as doenças transmitidas por mosquitos. Novos resultados da pesquisa devem ser divulgados em 15 dias. O ministério da Saúde foi notificado e a identidade do paciente não foi revelada.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: