Conectado por
Rondônia, sábado, 21 de setembro de 2024.




Geral

Combate a incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos entra no terceiro dia


Compartilhe:

Publicado por

em

Pelo terceiro dia consecutivo, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro atua no combate a um incêndio florestal de grandes proporções que atinge o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Petrópolis.

 

Mais de 80 profissionais, incluindo bombeiros militares, guarda parques e brigadistas trabalham em duas frentes para acabar com as chamas na área de proteção ambiental da Região Serrana. A operação conta com o apoio de 16 veículos e uma aeronave.

 

O comandante dos Bombeiros da Área da Região Serrana, Rafael Simão, explicou que há focos em locais de difícil acesso.

 

Segundo Rafael Simão a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até esta sexta-feira. Uma equipe de 30 pessoas deve permanecer no local durante a noite para combater os focos e fazer o rescaldo dos pontos já controlados.

 

O comandante também fez uma alerta a população sobre comportamentos que podem elevar  os riscos de incêndios florestais durante esse período de estiagem:

 

Na quarta-feira o ICMBIO, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, informou que ainda não foi identificada a causa do incêndio, que começou na parte alta do parque na trilha da travessia Petrópolis -Teresópolis. Há suspeita de que o fogo pode ter começado com a queda de um balão. A estimativa é que as chamas já tenham consumido cerca de 100 hectares.

 

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi criado  em 1939 para proteger a paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio. O parque tem mais de  20.000 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. E abriga mais de 750 espécies de animais  entre aves, mamíferos, anfíbios e répteis, 130 deles ameaçados de extinção.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: