Conectado por
Rondônia, quinta, 10 de outubro de 2024.




Geral

Celebrações do Círio de Nazaré tomam ruas de Belém do Pará


Compartilhe:

Publicado por

em

Missa, homenagens, romarias, peregrinações, shows musicais, além de vários ritos católicos acontecem desde o dia 3 de outubro, no estado do Pará, nas celebrações do Círio de Nazaré. E sempre no segundo domingo de outubro, a festa católica chega ao seu ponto alto, quando fiéis de todo Brasil se reúnem, em Belém, para homenagear Nossa Senhora de Nazaré.

Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará, falou sobre o retorno do Círio às ruas de Belém após dois anos sem romarias oficiais por causa  da pandemia: “Hoje nós vivemos a grandiosidade do Círio de Nazaré, uma multidão de gente que canta, que louva, junto com Nossa Senhora, louva a Deus, pela sua obra no meio de nós. Para nós, o  Círio é tempo de pedir, mas é tempo de muito agradecimento, Tempo de louvor a Deus, por isso, nós queremos a todos do que dele participam e também as pessoas que nos acompanham de lugares mais distantes, dizer em nome de Jesus, “levanta-te e vai, a fé te salvou”. 

Após a Trasladação, que leva a Imagem Peregrina do Colégio Gentil Bittencourt até a Catedral de Belém na noite deste sábado, neste domingo a programação começou cedo. Por volta de 6h, o Arcebispo Metropolitano de Belém  celebrou a Missa do Círio de Nazaré na Catedral da capital paraense. Logo em seguida, milhões de devotos e promesseiros saíram pelas ruas de Belém durante a Procissão do Círio, num trajeto de pouco mais de 4 km pelas ruas do Centro Histórico que ligam a Catedral até  a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, erguida no mesmo local em que a Imagem foi achada em 1700, pelo caboclo Plácido. Já na Praça do Santuário, Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém do Pará realizou a Missa da Chegada do Círio.

Segundo  a organização, mais de 2 milhões de pessoas participaram deste momento das celebrações. 

Logo mais, às 18h está prevista a Missa da abertura da Quadra Nazarena na Basílica, celebrada por Dom Murilo Krieger, Arcebispo Emérito de São Salvador, Bahia.  E as 20h, o Padre Antônio Maria realiza um show musical com vários convidados na Praça do Santuário. 

Reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco desde 2013, a primeira celebração do Círio, ou festa da Rainha da Amazônia, como também ficou conhecida,  aconteceu no dia 8 de setembro de 1793. Passando a ser realizado no segundo domingo de outubro a partir de 1901.

Segundo  a Arquidiocese de Belém, no ano de 1700 o caboclo Plácido encontrou às margens do igarapé Murutucú, onde hoje está a Basílica, uma pequena imagem de Nazaré. Plácido levou a imagem para a sua casa, e no outro dia, quando foi verificar, já não estava mais lá. O caboclo correu ao local onde foi encontrada pela primeira vez, e lá estava a imagem da santa novamente. A situação ocorreu por diversas vezes nos dias seguintes. Por essas ocasiões, Plácido construiu uma capela para Nossa Senhora. A visita de devotos à capela tornou-se constante. No ano de 1792, o Vaticano autorizou a realização da procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, que aconteceu pela primeira vez em setembro do ano seguinte. 

Com missas, peregrinações, apresentações musicais e romarias, a programação do do festejo mariano acontece até o próximo dia 24 de outubro. No site arquidiocesedebelem.com.br é possível ter acesso ao calendário e horários das celebrações e homenagens.

Geral São Luiz – MA 09/10/2022 – 16:53 Roberto Piza / Beatriz Arcoverde Madson Euler – Repórter da Rádio Nacional Círio de Nazaré domingo, 9 Outubro, 2022 – 16:53 3:46

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: