Conectado por
Rondônia, domingo, 29 de setembro de 2024.




Nacional

Bernoulli estuda reformar prédio histórico que abrigava o Colégio Pitágoras


Compartilhe:

Publicado por

em

Ao passar pela avenida Prudente de Morais, no bairro Cidade Jardim, região Centro-Sul de Belo Horizonte, não dá para deixar de notar um prédio histórico de arquitetura modernista, na altura do número 1.600. O edifício abrigou por vários anos o Colégio Pitágoras, que fechou as portas no fim de 2021. Meses após o encerramento das atividades da instituição educacional, o imóvel se prepara para acomodar outra rede de ensino: o Colégio Bernoulli.

Apesar de ter sido utilizado pelo Pitágoras, o prédio é de propriedade da Província Brasileira da Sociedade do Sagrado Coração de Jesus. O edifício ainda é nomeado oficialmente como Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Mosteiro de Nossa Senhora das Graças, e neste ano, foi tombado oficialmente como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. Em razão disso, o prédio não poderá ser demolido ou sofrer modificações em sua estrutura. 

De acordo com a assessoria de impensa do Bernoulli, será aprovado junto ao Conselho do Patrimônio um projeto de recuperação e restauração do imóvel. Este processo já se encontra em andamento.

Já segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, até o momento não foi protocolado junto à Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura nenhum projeto de intervenção para o edifício do antigo Colégio Pitágoras, tombado pelo município recentemente. “O que foi feito, até agora, foi um atendimento técnico requerido pelo Bernoulli, no intuito de alinhar as diretrizes de preservação do bem tombado para subsidiar as possíveis intervenções pretendidas”, disse a PBH.

A nova unidade do Bernoulli vai receber alunos do ensino infantil até a 1ª série do ensino médio a partir de 2024. A rede escolar não divulgou quanto será aplicado na reforma do espaço. 

O edifício, que tem 18 mil metros quadrados, deve receber investimentos do grupo Bernoulli para receber os alunos com um maior conforto. “Vamos investir em uma reforma muito grande, mas que, em primeiro lugar, preserve esse valor histórico. Isso é muito importante. A educação aliada à história, à cultura. Não vamos deixar a tradição de lado, vamos unir história e modernidade”, destaca o copresidente e fundador do Bernoulli, Rommel Fernandes Domingos.

História

O projeto original do prédio é datado de 9 de março de 1950. Entretanto, de acordo com o dossiê produzido para embasar o tombamento, a sua conclusão só aconteceu em 1959. Até a década de 1970, o prédio abrigou o Colégio Sacré Coeur de Jesus, que era uma instituição católica voltada para um público “exclusivamente feminino”.  Em crise na década de 70, o colégio passou para as mãos do grupo Pitágoras, criado em 1966 na capital mineira, tendo funcionado até dezembro de 2021.

Fonte: O tempo

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: