Conectado por
Rondônia, sexta, 11 de outubro de 2024.




Geral

ICB-USP identifica bloqueadores naturais da replicação do coronavírus


Compartilhe:

Publicado por

em

Estudo que vem sendo realizado na USP identifica compostos naturais capazes de bloquear a replicação do coronavírus. O estudo internacional é coordenado por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e identificou três compostos naturais capazes de inibir uma das enzimas do Sars-Cov-2 responsável pela proliferação do vírus: a proteína identificada pela sigla PLpro.

Os três compostos são polifenóis, classe de substâncias bioativas presentes em plantas, selecionados de uma triagem com 500 fármacos. 

A pesquisa mostrou que esses compostos diminuem entre 50 e 70 porcento a ação da enzima PLpro. Os testes foram feitos em células Vero, derivadas de macacos e que tem muitas semelhanças com células humanas. 

A pesquisa comparou a replicação do coronavírus em células infectadas que receberam os compostos á replicação em células sem os compostos. E a proliferação do vírus foi muito maior nas células sem os polifenóis. 

O estudo foi publicado na revista científica Communications Biology, ligada ao grupo Nature, uma das publicações científicas mais importantes do mundo.

Com a descoberta de que outras proteínas, além das proteínas spike muito mais estudadas pelos cientistas de todo mundo, aumenta a possibilidade de desenvolver tratamentos alternativos contra a covid-19.

Agora, o próximo passo é testar os compostos em animais para avaliar a eficácia e então começar a fazer os testes clínicos em seres humanos. 

Além dos pesquisadores da USP, também participam do estudo pesquisadores da Universidade de Hamburgo e o Instituto de física Deutsches Elektronen-Sunchrotron, os dois da Alemanha.

Pesquisa e Inovação São Paulo 03/10/2022 – 21:31 Roberto Piza / Beatriz Arcoverde Eliane Gonçalves – Repórter da Rádio Nacional Coronavírus segunda-feira, 3 Outubro, 2022 – 21:31 1:52

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: