Conectado por
Rondônia, domingo, 06 de outubro de 2024.




Nacional

‘Racismo tem que ser combatido diariamente’, diz Lula em encontro com atletas


Compartilhe:

Publicado por

em

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato petista ao Palácio do Planalto, participou de um encontro com atletas, ex-atletas e representantes do setor de esportes, em São Paulo, nesta terça-feira (27). 

Ao discursar, disse que as novas tecnologias, simbolizadas pelo celular smartphone, facilitaram o racismo. 

“Nós estamos vivendo um tempo de racismo mais violento do que tempos atrás, possivelmente facilitado por isso daqui, porque isso aqui, embora seja uma conquista importante, isso aqui esconde a cara do mal caratismo, a cara do bandido, a cara de quem tem preconceito. Fico triste porque o que me dá mais orgulho é ver o menino pobre da periferia vencer na vida”, declarou Lula. 

“Falta [aos esportistas] um pouco de consciência política pra que eles passem a mensagem para o restante da sociedade brasileira, porque o racismo tem que ser combatido diariamente. Não é possível que a gente ainda tenha gente querendo construir uma supremacia branca.” 

Walter Casagrande Jr., comentarista e ex-jogador do Corinthians, entregou a Lula uma camiseta do movimento “Esporte pela Democracia”, idealizado por ele em 2020, em reação à morte brutal de George Floyd nos Estados Unidos naquele ano.

“É um movimento que defende as causas indígenas e das minorias. Porque onde tem racismo, homofobia, machismo, violência contra mulher, não tem democracia”, afirmou Casagrande.

“Se não tem demarcação de terras, não tem jogo dos povos indígenas. Então nós temos que pensar nos povos indígenas, demarcar as terras. Nós precisamos ajudar a continuação da existência dos nossos povos originários e não fazer como esse governo fez.”

Aos esportistas, Lula prometeu mudanças no acesso aos esportes, desde a educação infantil. “A gente precisa pensar o esporte como instrumento para cuidar da saúde de uma parte da nossa sociedade, como uma coisa que garante a segurança e a formação do ser humano em idade escolar.”

“Uma criança fica na escola, da creche ao ensino fundamental, dá quase 14 anos. É aí o lugar que temos que pensar na iniciação esportiva para todos os esportes, e temos que mudar o conceito das nossas escolas”, afirmou o candidato petista.

“É preciso fazer uma revolução na arquitetura brasileira, porque todas as escolas brasileiras têm padrão igual, um monte de concreto vertical com uma quadrinha de basquete e futebol de salão sem rede. É a única coisa que tem e muitas vezes não contrata sequer o professor. Então precisamos mudar o conceito das nossas escolas.”

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes. 

 

Fonte: O tempo

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: