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Estandes próprios de Minas, BH e Inhotim fazem bonito na Abav Expo
Minas Gerais marcou uma forte presença na Abav Expo. Secretaria de Estado de Turismo e Cultura (Secult-MG), Belotur e Brumadinho/Inhotim participaram da feira com estandes próprios, focados em mostrar a diversidade de destinos, experiências e a excelência da cozinha mineira.
O governo de Minas, através da Secult-MG, montou um estande conceitual, voltado para os cinco sentidos — visão, audição, paladar, olfato e tato. Também são trabalhados três pilares da política desenvolvida pela secretaria: a cultura, a natureza e a cozinha mineira.
De acordo com o secretário Leônidas Oliveira, o espaço é interativo, com design contemporâneo e à altura da grandeza do Estado. “Turismo e cultura geraram em 18 meses mais de 100 mil empregos. Minas está na moda, a mineiridade está na moda e fortalecer isso é meta do governo de Minas”, disse.
Guiado pela técnica em turismo Michele Andrade, o visitante descobre Minas através de imensos painéis que fazem referência às paisagens e a Patrimônios da Humanidade, como Congonhas. Uma mesa no centro do espaço de 100 m² oferece queijo artesanal, cachaça, goiabada de São Bartolomeu, geleia e doce de leite.
Ao apontar a câmera do celular para o QR Code, o visitante é transportado para Congonhas e pode passear virtualmente pelo Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Há, inclusive, uma preocupação com a acessibilidade: as imagens são traduzidas em libras ou autodescritivas.
Duas salas propõem experiências sensoriais: ao transpor fitas coloridas que remetem ao congado, e sentado em um balanço estilizado, faz-se uma imersão por imagens e sons de festas religiosas e populares. Em outro espaço, pedalando uma bike, passeia-se por trilhas, montanhas e cachoeiras.
Belo Horizonte
Com um dos maiores estandes da feira, Belo Horizonte desenvolveu parceria com o Armazém da Cachaça, O’Gin’, balas Lalka, Made in Beagá e Mercado Central para ressaltar o status da capital mineira como a Cidade Criativa da Gastronomia, título concedido pela Unesco em 2019.
“A gastronomia é um dos principais ativos de Belo Horizonte. Nos últimos anos, o segmento e suas vertentes se tornaram uma aposta estratégica da Belotur, tanto no posicionamento quanto na promoção”, afirma Gilberto de Castro, presidente da Belotur.
No primeiro dia, o chef Edson Puiati apresentou o “mexido belo-horizontino”. No segundo, Tainá Moura, chef do AA Wine Experience, preparou o feijão tropeiro. Para fechar a participação nesta sexta-feira (23/9), a mixologista Marcela Azevedo prepara “drinques para comer”, entre eles o espuma de queijo, o caviar de cachaça e o “mineirosu”.
“Queremos mostrar BH como uma cidade diversa”, afirma Thereza Belloni, gerente de promoção turística da Belotur. Quatro receptivos do programa Belo Horizonte Receptiva — Sette Turismo, Primotur, HT Happy Travel e Livre Viagens — mostraram os produtos para os agentes de viagens.
Inhotim/Brumadinho
O estande Inhotim/Brumadinho exibe as belezas e a programação de um dos maiores museu a céu aberto do mundo, que oferece uma experiência única de natureza e arte. O atrativo colocou o município da região metropolitana na rota do turismo internacional.
Brumadinho divulgou o catálogo de turismo rural e de base comunitária “Céu de Montanhas”, lançado em julho e assinado pelo estilista Ronaldo Fraga, que apresenta o município como um destino de experiências. São 29 vivências inéditas oferecidas por 28 empreendedores.
“Queremos posicionar Inhotim como o primeiro destino de experiências do pais”, afirma a turismóloga Daniele Teixeira, coordenadora do programa e analista de Sustentabilidade da Vale. “Já temos até um ‘market place’ para comercializar as vivências de forma online de forma programada”, acrescenta.
Fonte: O tempo